Cidade Empreendedora: Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante são definidas em oficina

Elaborado pelo Governo Municipal e lideranças locais em parceria com o Sebrae, documento vai nortear a execução do programa na cidade.

Representantes do Governo Municipal de Rio Brilhante e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e Empresarial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, nesta quarta-feira (2), para estabelecer ações de melhorias para a cidade. Por conta dos protocolos de biossegurança, o encontro foi a poucos restrito aos convidados e exigiu o uso de máscaras.

Foto: Divulgação

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura pela neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Rio Brilhante.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Hugo Koji, o encontro foi bastante produtivo e teve um resultado satisfatório. “Conseguimos sensibilizar as lideranças externas e o poder público para construirmos juntos esse Planejamento de Desenvolvimento Econômico para a nossa cidade. Acredito que tem tudo para dar certo, pois quando a gente faz um trabalho assim com várias mãos, nós temos condições de acertar ainda mais nas escolhas das ações e a possibilidade de sucesso na execução é maior”, ressaltou o secretário.

Koji também enfatizou que dentre ações definidas para serem aplicadas na cidade, grande parte tem como foco principal os pequenos produtores e o comércio local. “Por conta da escolha do eixo ‘Cidade Agro’, as nossas prioridades são em relação a agricultura familiar e ao fomento do cooperativismo. A gente quer fortalecer os agricultores e apoiá-los tanto na área de gestão quanto no quesito organizacional para que eles se transformem em empreendedores. Vamos incentivar também o comércio local, promover a feira e o Mercadão Municipal, para poder escoar melhor essa produção que vem do campo, além de promover a geração de renda”, esclareceu o titular da secretaria de Desenvolvimento.

Segundo a consultora do Sebrae/MS, Aline Casquet, responsável por conduzir a oficina em Rio Brilhante, o evento contou com o engajamento de todos os participantes e as ações elencadas vão promover a transformação e fomento da economia local. “A oficina foi extremamente positiva e teve o total envolvimento dos participantes. Foram validadas várias ideias, como projetos de capacitação técnica, organização de grupos de produtores rurais para trabalhar o associativismo e cooperativismo, além da implantação do selo de inspeção municipal. Estes são alguns dos projetos definidos pelas lideranças para compor o plano”, concluiu a consultora.

As ações definidas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Rio Brilhante aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 20 municípios de Mato Grosso do Sul, irá receber o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo