Italo Ferreira e Filipe Toledo seguem na briga pelo ouro do ISA World Surfing Games 2021 em El Salvador

Atual campeão da prova, Italo Ferreira garante vaga na quarta fase, enquanto Filipe Toledo terá pela frente o caminho da repescagem; Julia Santos é derrotada no feminino e deixa a competição.

Seleção Brasileira de Surf e Fernando – Fotos: Divulgação

Italo Ferreira e Filipe Toledo são os representantes da Seleção Brasileira no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, os Jogos Mundiais da International Surfing Association (ISA), que acontecem até o dia 6 de junho na América Central. Pela categoria feminina, Julia Santos foi derrotada na repescagem e deixou a competição.

Uma nova ondulação encostou em El Salvador nesta terça-feira (1º) e deixou as baterias ainda mais acirradas nos palanques de La Bocana e El Sunzal. Em ondas maiores de 2 metros, Julia Santos foi a primeira brasileira a cair na água nesta terça-feira e ficou em último no confronto que abriu a repescagem feminina em El Sunzal.

Com o mar ainda em transformação, a campeã brasileira de 2019 teve dificuldades para encontrar as melhores ondas e viu as rivais Cannelle Bulard, da França, e Emily Gussoni, da Itália, avançarem à próxima fase. Com o resultado, Julia terminou a competição em 113º lugar, somando 77 pontos para a equipe brasileira no ranking por equipes.

Filipe Toledo – Fotos: Divulgação

Já em La Bocana, as ondas amanheceram um pouco melhores para a bateria de Italo Ferreira, surfista que defende a medalha de ouro do ISA World Surfing Games. O atleta de Baía Formosa, um dos favoritos ao título, não teve facilidade e avançou ao quarto round da competição na bateria vencida pelo japonês Shun Murakami.

Italo manteve-se bem ativo no outside de La Bocana e foi o atleta que mais pegou ondas durante o confronto. As suas melhores notas foram de frontside para a esquerda, 6.17 e 3.67, mas ele acabou perdendo o primeiro posto para Shun Murakami por apenas nove centésimos. Já o britânico Luke Dillon, em terceiro, e o sul-africano Matthew McGillivray, quarto colocado, caíram para a repescagem.

Um dos suplentes do Time Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, Filipe Toledo fechou a participação brasileira no terceiro dia de disputas ao ficar em terceiro lugar na sétima bateria do Round 3. A disputa de alto nível foi dominada pelo japonês da elite mundial Kanoa Igarashi e teve o francês Michel Bourez na segunda colocação. O marroquino Aboubakr Bouaouda foi o quarto.

Italo Ferreira – Fotos: Divulgação

Próximos adversários

Italo Ferreira já sabe quem serão os seus adversários na quarta fase do ISA Games. A bateria de três atletas, que classifica os dois melhores ao próximo round, conta ainda com o australiano Julian Wilson e o francês Jeremy Flores, companheiros do brasileiro na elite do surfe profissional. Para chegar à grande decisão do evento, o potiguar precisa avançar em mais três baterias.

Já Filipe Toledo, com a derrota nesta terça-feira, terá um caminho bem mais longo para alcançar o posto de finalista desta edição do Mundial em El Salvador. Escalado na quarta rodada da repescagem, ele já conhece um dos seus adversários, o panamenho Tao Rodriguez, e terá mais oito baterias pela frente até chegar ao confronto final do ISA Games.

Silvana Lima

Diagnosticada com Covid-19 antes do início do evento em El Salvador, a brasileira Silvana Lima, uma das representantes brasileiras na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos, segue cumprindo os protocolos de isolamento em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais. Ela passa bem e está tendo todo o suporte da CBSurf durante o período de quarentena.

Transmissão ao vivo

Com janela até o dia 6 de junho, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games está sendo transmitido ao vivo no Brasil com exclusividade pelo Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/). Além disso, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) acompanha a Seleção Brasileira direto de El Salvador com fotos, vídeos e atualizações diárias das baterias em suas redes sociais.

Uma nova chamada está marcada para esta quarta-feira (2), às 11 no horário de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo