Dia do Meio Ambiente: descarte seu reciclável; veja o local de coleta

Professora da Uniderp destaca importância da separação de resíduos

Foto: Divulgação

A Semana do Meio Ambiente tem início nesta terça-feira (1) e segue até o dia o 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao redor do mundo, iniciativas ecológicas são estimuladas para alertar a população sobre a importância da data. Campo Grande (MS) receberá a terceira edição do Drive Thru da Reciclagem nos dias 3, 4 e 5 de junho, nos Altos da Avenida Afonso Pena, das 9h às 18h.

Na segunda edição, o Drive Thru coletou quase 3 toneladas de recicláveis. A professora do curso de Engenharia Ambiental da Uniderp, Marjolly Shinzato, é apoiadora da ação e destaca a importância desse tipo de coleta no ciclo de gestão de resíduos. “A reciclagem só é bem sucedida se acontecer a separação dos resíduos. Esse material separado será enviado para um lugar completamente diferente daquele lugar que encaminha o lixo misturado. O lixo misturado é enterrado. O reciclável vai para uma usina de triagem e depois para uma indústria. Então, se eu misturar o reciclável com o lixo comum (rejeito), infelizmente meu reciclável ficará enterrado e não será transformado em novos produtos”, esclarece.

Foto: Divulgação

Além da coleta, a campanha visa estimular a conscientização ambiental da população, também buscando alcançar as crianças. “Ensinar separação de resíduos, coleta seletiva, reciclagem e os diferentes caminhos de cada parte do nosso lixo é um ato obrigatório, conforme cobrança da Política Nacional de Educação Ambiental. Mas além de ser obrigatório, ensinar a nova relação do ser humano com seus resíduos para crianças é um jeito de formar uma geração mais preparada para contribuir com a minimização dos seus próprios impactos ambientais”, destaca Marjolly. Um dos ambientes do evento contará com oficinas e palestras com transmissão ao vivo pelo pela internet.

Serviço – No 3º Drive Thru da Reciclagem serão recolhidos materiais como papelão, papel, latas de alumínio, vidro, sucata de ferro, óleo de cozinha usado, tecido, eletrônicos, lâmpadas, pilhas, medicamentos vencidos, além de produtos, acessórios e medicamentos pet. A ação é uma realização da Du’Bem Cursos e Produtos Sustentáveis e conta com o apoio da Uniderp.

3º Drive Thru da Reciclagem 

Data: 3, 4 e 5 de junho

Horário: 9h às 18h

Local: Altos da Avenida Afonso Pena, ao lado do Aquário do Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo