Crianças também sofrem de enxaqueca

Além da questão genética, alimentação e estilo de vida podem ocasionar as crises

Dra. Maria José Martins Maldonado – Foto: Arquivo Pessoal

Pode parecer estranho, mas criança também tem enxaqueca. Diferente do que se pensa, as dores de cabeça em crianças, quando frequentes, não são a mesma coisa que um quadro de enxaqueca infantil.

A cefaleia, mais conhecida como dor de cabeça, é apenas um dos sintomas da enxaqueca infantil. Alguns sintomas como foto e fonofobia, náuseas, vômitos, entre outros também podem ser característicos desse quadro.

As dores de cabeça nas crianças têm duas formas: a cefaleia tensional e a enxaqueca infantil. Compreender as diferentes manifestações desses quadros é essencial para saber quando procurar um neurologista.

A Dra. Maria José Martins Maldonado, neuropediatra, explica a diferença entre as duas formas. “A Cefaleia, ou dor de cabeça, é um sintoma que pode se manifestar de várias formas e em diferentes regiões da cabeça. Além disso, pode se apresentar em episódios agudos ou de forma crônica. A enxaqueca infantil, por sua vez, é uma doença e se manifesta de forma cíclica. Apresenta uma forma crônica da cefaleia e está relacionado a outros sintomas.  Além disso, em geral, há um forte componente hereditário, que contribui para a manifestação das crises enxaquecosas e do quadro de dores de cabeça em crianças”.

Além da questão genética, a enxaqueca infantil tem algumas causas, como a alimentação e o estilo de vida. Por isso, adequações nessas duas causas podem amenizar e diminuir as crises. “É extremamente importante o tratamento, pois essas dores afetam o desenvolvimento escolar da criança e podem comprometer os estudos. Uma alimentação equilibrada e uma rotina mais regrada auxiliam nesse processo”, esclarece a neuropediatra.

Ela ainda ressalta que o mais importante é consultar um especialista e ver a forma mais adequada para cada criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo