Hospital Moinhos de Vento recruta hospitais públicos e filantrópicos para participar do projeto Tele-UTI

Projeto abre recrutamento de hospitais do SUS em todo o Brasil para assistência por telemedicina em Unidades de Terapia Intensiva. Executado via PROADI-SUS, o projeto teve início em 2018, prestou suporte estratégico para tratamento de casos graves de covid-19 e terá o escopo aumentado

São Paulo (SP) – Em parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), abre processo de seleção para recrutamento de novas Unidades de Terapia Intensiva neonatal, pediátrica e adultas de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil para participar do projeto “Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva por Telemedicina”, o Tele-UTI.

Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre (RS) – Foto: Divulgação

A iniciativa teve início em 2018 com enfoque em UTIs pediátricas. Com o início do triênio 2021-2023 do PROADI-SUS, também passam a ser incorporadas as UTIs neonatal e adulto. Segundo Felipe Cabral, coordenador de Saúde Digital no Hospital Moinhos de Vento, o principal objetivo do projeto é prestar suporte qualificado às UTIs em todo o país.

“O Brasil sofre com vazios assistenciais de médicos intensivistas em diversas regiões. Com esse projeto, estamos prestando suporte médico-assistencial via equipe multidisciplinar do Hospital Moinhos de Vento às outras UTIs do Brasil, com o intuito de qualificar e sistematizar o cuidado do paciente crítico, utilizando a telemedicina para a discussão de casos clínicos sob a forma de tele rounds multiprofissionais diários, visando a educação dos profissionais e qualidade da assistência prestada por esses centros”.

O projeto conta também com interconsulta de médicos especialistas sob demanda, e há ainda a possibilidade de utilização de dispositivos médicos Point Of Care, como ultrassom, eletrocardiograma, entre outros, que poderão ser entregues aos hospitais participantes do projeto sem custo algum à instituição. A expectativa da equipe do projeto é prestar uma média de 200 atendimentos diários.

Como participar

Serão escolhidas para participar do projeto as Unidades de Terapia Intensiva (adulto, pediátrico e neonatal) de hospitais públicos, com atendimento 100% SUS, que apresentem maior pontuação nos critérios de avaliação do projeto:

  • Ser uma unidade composta por 10 a 20 leitos;
  • Ter médico rotineiro, sem residência médica ou título de especialista em terapia intensiva;
  • Ter equipe médica e de enfermagem, motivada a participar do projeto;
  • Ter equipe multidisciplinar disponível e motivada a participar do projeto;
  • Dificuldade de acesso a médicos especialistas;
  • Ausência de rotinas e protocolos clínico-assistenciais bem estabelecidos;
  • Possuir exames de imagem digitalizados;
  • Possuir equipamentos, materiais e medicamentos mínimos para assistência ao paciente grave, de acordo com a equipe técnica do projeto;
  • Ter facilidade de acesso a dados para realização de estudos científicos;
  • Ter infraestrutura de rede mínima viável para conexões com internet;

Caso a instituição atenda todos os critérios, deve enviar um e-mail para selecao.uti@hmv.org.br, até 24/05/2021.

Após este envio, o gestor da instituição receberá um questionário de avaliação de viabilidade, e em seguida, serão agendadas reuniões de seleção entre a equipe do projeto e do centro remoto candidato. A definição da unidade será realizada junto ao Ministério da Saúde, e formalizada para as instituições contempladas via e-mail.

Após o anúncio do resultado da seleção, as unidades devem estar prontamente à disposição para o início das atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo