Sebrae e Semagro lançam programa de inovação aberta para médias e grandes empresas

Programa InFront está com inscrições abertas para empresas e startups

Visando ampliar o acesso à inovação aberta nas médias e grandes empresas, o Sebrae/MS, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), lançou nesta quarta-feira (14) o programa InFront – Conexões Corporativas para Inovação Aberta. Os empresários interessados já podem se inscrever em www.livinglabms.com.br/infront.

O InFront irá potencializar resultados reais no aumento do faturamento, vendas e produtividade das médias e grandes empresas por meio da inovação aberta. Conforme o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Semagro, Jaime Verruck, a iniciativa também impactará no desenvolvimento das micro e pequenas empresas e municípios de Mato Grosso do Sul.

Para presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Semagro, Jaime Verruck, iniciativa impactará no desenvolvimento das empresas e municípios de Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação

“Temos um objetivo fundamental: Atração de grandes empresas e investimentos, gerar emprego em MS, mas permitir que a micro e pequena empresa se desenvolva conjuntamente. O Sebrae – com uma metodologia de reconhecimento internacional na área da inovação – está mostrando que é possível fazer o desenvolvimento econômico com o grande empreendedor, gerando impacto nos municípios e fazendo com que a micro e pequena empresa seja competitiva, tendo uma inserção nesse modelo de inovação”, destacou.

O programa InFront faz parte do Conexões Corporativas, estratégia nacional do Sebrae que promove a inovação aberta e o encadeamento produtivo. Segundo o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, isso acontece por meio da inserção competitiva e da melhoria do desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor das médias e grandes empresas. “Temos todo um trabalho para que possamos levar um diferencial para essas cadeias que hoje puxam o desenvolvimento do nosso país”, disse o superintendente.

Apenas no encadeamento produtivo, já são mais de 13 anos de experiência do Sebrae, sendo benchmark das melhores práticas de qualificação de fornecedores do País. Em Mato Grosso do Sul, foram qualificados mais de 500 fornecedores de bens e serviços às cadeias produtivas do Estado. Foram investidos R$ 7 milhões na ação, com R$ 1,2 bilhões em negócios gerados.

O InFront também é apoiado pelo Catalisa – programa nacional de inovação aberta do Sebrae para o ecossistema de inovação brasileiro.  Por meio da iniciativa, são promovidas conexões entre demandantes (corporações, organizações públicas e aglomerados de pequenos negócios) e ofertantes de inovação, em parceria com outros agentes catalisadores (como incubadoras, aceleradoras, investidores, consultorias e mentores).

Segundo o líder de inovação aberta no Sistema Sebrae, Rafael Castro, é fundamental que os projetos sejam desenvolvidos de forma colaborativa por vários atores. “A atuação em rede é essencial para o sucesso dessa abordagem aberta de inovação, principalmente do ponto de vista regional, em que os atores de determinado ecossistema local precisam interagir e colaborar entre si para gerar inovação e fomentar as oportunidades de desenvolvimento de todo o território. O Catalisa estimula que os ecossistemas locais tenham suas próprias iniciativas, que atendam adequadamente as necessidades locais e, por isso, apoia integralmente o programa InFront”.

Como participar

Poderão participar do InFront as médias e grandes empresas e empreendimentos públicos, e do outro lado, as startups e pequenas empresas com soluções inovadoras, que atuarão como fornecedoras de inovação e tecnologia. Apesar de ser iniciado em Mato Grosso do Sul, o InFront estará aberto para negócios de todo o país.

O programa terá uma jornada para as empresas participantes, visando acelerar a inovação. A jornada inclui três módulos, que podem ser comercializados individualmente e adaptados para cada negócio: Discovery, Aceleração de Squads e Match.

No Discovery, a proposta é garantir que a inovação esteja alinhada aos objetivos e propósitos da empresa. Já no Squads Ágeis, para cada projeto de inovação criado, o negócio contará com mentorias e metodologias para aceleração dos squads, que são equipes formadas por pessoas da própria empresa ou por times de startups, para a entrega de inovações. Para se ter uma ideia, grandes empresas como Spotify, Google e Magazine Luiza utilizam metodologias Gestão Ágil e Squads.

Por fim, o módulo Match irá garantir as conexões certas para ampliar a capacidade de inovação do empresário. Com o InFront, ele terá uma assessoria exclusiva para utilizar plataformas digitais de conexão com startups brasileiras e soluções inovadoras, com outras soluções já testadas e lançadas no mercado pelo Living Lab, como o Hub Sebrae e Group.

A inovação aberta acelera o processo de inovação dentro das organizações, sendo desenvolvida e implementada de modo colaborativo. Por isso, toda a execução do InFront será conduzida pelo Living Lab, laboratório de inovação do Sebrae/MS com 40 instituições públicas e privadas parceiras, que tem a expertise e rede de apoio necessárias, tendo acelerado mais de 700 startups desde a sua criação, em 2016.

Os interessados devem se inscrever em www.livinglabms.com.br/infront. Mais informações sobre o programa InFront podem ser obtidas pelo e-mail: livinglab@ms.sebrae.com.br e (67) 3389-5536 (Whatsapp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo