Encontro Regional Recife reúne especialistas para debater sobre smart cities

A iniciativa apresentará indicadores de desenvolvimento da capital que, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities, está na 1º colocação, no recorte da Região Nordeste, e entre as 15 cidades mais inteligentes e conectadas do País

Na próxima terça (13/04), às 09h (horário de Brasília), o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Recife para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital pernambucana. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país, contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; e Manaus, em 06/04. Inscrições gratuitas emhttp://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Cidade do Recife – Foto: Inaldo Lins/PCR

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020, que destaca Recife entre as 15 cidades mais inteligentes e conectadas do País, bem como a mais bem posicionada no recorte da Região Nordeste, com a 1ª colocação, e, em Empreendedorismo, na 8ª posição. A iniciativa também contempla a apresentação das ações da cidades no contexto do tema.

A ação do Recife faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com várias iniciativas pré-evento.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais capitais, teremos uma agenda importante no Recife, com o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Connected Smart Cities – Foto: Divulgação

Destaques do Recife no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Recife conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores. Na última edição do Ranking, a cidade subiu 8 posições e alcançou a 15ª, na classificação geral. A capital também é a mais bem posicionada no recorte da Região Nordeste e a 11ª colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Entre os eixos nos quais a capital pernambucana se destacou estão: Empreendedorismo, em 8º lugar, Tecnologia e Inovação, em 11º lugar, Mobilidade e Acessibilidade, em 9º lugar, e Saúde, no 12º.

O eixo de Tecnologia e Inovação cita o grande número de espaços para o desenvolvimento do setor, sendo 13 incubadoras de empresas e o Porto Digital, as 43 ligações de internet de banda larga para cada 100 habitantes, sendo pontos que impulsionaram a boa qualificação no estudo. É importante ressaltar que Recife foi a única cidade de todo o Norte e Nordeste a figurar entre as 20 mais bem colocadas no levantamento.

Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking, também enfatiza a mobilidade. “A conectividade proporcionada pelo Aeroporto do Recife, que permite a conexão da cidade com mais de 55 destinos diretos e uma infinidade por meio de conexões, tem papel fundamental no eixo. Vale lembrar, também, que no início do ano foi anunciado a requalificação do Terminal, pela operadora Aena Brasil, com obras que contemplam sistemas de climatização, acessibilidade e sinalização, agregando ainda mais à mobilidade da capital”.

Connected Smart Cities – Foto: Divulgação

Participantes Encontro Regional Recife

Estão confirmados: o secretário-executivo de Transformação Digital da Prefeitura do Recife, Rafael Figueiredo; o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado de Pernambuco, Lucas Cavalcanti Ramos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti) da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux; o gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Pedro Guedes.

Além do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) da Prefeitura do Recife; Carlos Ribeiro; o executivo de vendas da Signify, Fabricio Costa; o responsável por Soluções e-city da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; entre outros especialistas.

A programação completa está disponível em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

AGENDA

A Agenda proposta para os eventos regionais pós-eleição municipal 2020 acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:

Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);

Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);

Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);

Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);

Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner
O Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Conexões e Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

SERVIÇO

Connected Smart Cities & Mobility 2021

Mais informações: http://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens: http://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Organização: Necta (http://www.nectainova.com.br) e Urban Systems

Encontro Regional Recife

Data: 13/04

Horário: 09h (horário de Brasília)

Inscrições gratuitas em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo