Agentes do Sebrae MS atendem pequenos negócios em 20 municípios do Estado

Programa Sebrae na sua empresa é realizado em Campo Grande, Três Lagoas e em 18 municípios que aderiram ao Cidade Empreendedora.

Identificar quais são os problemas enfrentados pelos empresários e propor soluções é o principal objetivo do programa “Sebrae na sua Empresa” que é realizado, a partir desta segunda-feira (12), em 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 90 agentes do Sebrae/MS que devem percorrer, até o fim de outubro, mais de 24 mil empreendimentos entre Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Agentes do Sebrae/MS levam orientações gratuitas a empreendedores de 20 municípios do Estado. – Foto: Divulgação

De acordo com Viviane Matos dos Santos, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado, somente em Campo Grande, a previsão é que mais de 10 mil empresas sejam visitadas em sete meses. Na capital, o atendimento vai envolver 45 agentes e foi dividido entre as macroregiões: Centro, Imbirussú, Segredo, Prosa, Bandeira, Lagoa e Anhanduizinho. Já o segundo município que concentra o maior número de atendimentos é Três Lagoas. Na cidade, a previsão é que quase duas mil empresas recebam os agentes do Sebrae/MS durante a execução do programa.

Por meio do “Sebrae na sua empresa”, a abordagem porta a porta vem para levar orientação técnica de forma gratuita às empresas: “O agente Sebrae realiza o atendimento de forma presencial ou remota nas empresas, identificando sua maior necessidade e oferecendo ferramentas de gestão empresarial, em seguida indica consultorias específicas e cursos online e gratuito em marketing digital ou gestão financeira entre outros, por exemplo”, esclareceu Viviane.

Quando se trata das qualificações on-line o conteúdo é disponibilizado por meio do canal Sebrae Orienta (orienta.ms.sebrae.com.br). Os temas abordados envolvem medidas de biossegurança e eficiência energética, além das áreas de gestão financeira, marketing digital, mercado e vendas, planejamento, gestão de pessoas e direito trabalhista.

O atendimento é realizado de acordo com a necessidade da empresa, de forma personalizada. Sara Cristina Mann, por exemplo, atua no setor de Mercado e Vendas e também na área Gestão de Pessoas. “Eu vou na empresa, faço o diagnóstico do empreendimento e identifico qual ferramenta é ideal para ser trabalhada naquele momento. Na área de gestão de pessoas, por exemplo, geralmente os empresários têm problemas de relacionamento ou trabalho em equipe e a gente atua para melhorar isso”, pontuou Sara.

Cidade Empreendedora

Além de Campo Grande e Três Lagoas, o “Sebrae na sua empresa” é executado em outros 18 municípios de Mato Grosso do Sul. Nestas cidades, a iniciativa vem como o primeiro passo do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre o Sebrae/MS e as prefeituras que desenvolve ações voltadas para transformar a economia e promover o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Em Amambai, Corumbá, Chapadão do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho e Rio Brilhante, os agentes começam a visitar as empresas também nesta segunda-feira (12). Na mesma data, os atendimentos vão ser retomados nas outras 11 cidades, já que, nesses municípios, a ação teve início em março deste ano, mas precisou ser suspensa na última semana por conta do decreto estadual voltado para evitar o avanço da pandemia de Covid-19.

Nos municípios de Camapuã, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos, já foram atendidos, por meio do “Sebrae na sua empresa”, quase 2.500 pequenos negócios nas primeiras três semanas de trabalho.

Mais do que levar orientação aos empresários, nos municípios que integram o Cidade Empreendedora, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Sala do Empreendedor

Em Campo Grande e nos municípios do interior atendidos pelo “Sebrae na sua empresa”, também há a possibilidade de o empresário buscar orientações na Sala do Empreendedor. O espaço atua em parceria com as prefeituras, vem para ajudar o empresário na regularização do empreendimento e é voltado, principalmente, para dar suporte Microempreendedor Individual (MEI). Mais informações podem ser obtidas por meio da Central do Sebrae/MS que está disponível pelo Whatsapp (67) 3389-5300. Os interessados também contam com a Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo