Com aumento do preço da carne, nutricionista dá alternativas para substitui-la na hora de fazer compras

Em fevereiro deste de 2021 o alimento teve um aumento de 1,72% e acumula alta de 29,5% nos últimos 12 meses.

O aumento do preço da carne afetou o bolso dos brasileiros. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em fevereiro deste ano o alimento teve um aumento de 1,72% e acumula alta de 29,5% nos últimos 12 meses. Como isso irá afetar a mesa da população, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS (CRN-3) trouxe algumas alternativas nutritivas que podem substituir a carne na alimentação e pesar menos no bolso.

Foto: Divulgação

“Com o aumento do preço da carne, para que consigamos fazer o uso de uma proteína de boa qualidade, seria interessante procurar outras alternativas de fonte animal e vegetal. No caso das de fonte animal, temos o frango, que tem o custo mais acessível, a carne suína magra, os ovos e o peixe”, pontua Silvia Ramos, Nutricionista e conselheira do CRN-3.

Silvia ainda explica que para as pessoas que são veganas e vegetarianas, “a combinação das proteínas de origem vegetal como soja, grão de bico e quinoa, é muito importante para que tenham a quantidade máxima de absorção de aminoácidos, pois é isso que vai prevenir as deficiências proteicas”.

Assim como outros alimentos, o consumo da proteína é importante, pois existem nutrientes estruturais que vão para a formação de músculos, hormônios e várias outras células precisam dela para serem formadas. A nutricionista também ressalta como é essencial se alimentar bem durante a pandemia.

“A alimentação deve ser bastante variada e incluir produtos naturais. O importante é avaliar o dia a dia, saber o que cabe no orçamento e tentar combinar com arroz, feijão, hortaliças, legumes e frutas. Ao fazer as compras, pense na semana como um todo e na distribuição das proteínas, assim otimiza e evita o desperdício”, finaliza Silvia Ramos, conselheira do CRN-3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo