Vacinas contra Covid no Brasil X Doenças Vasculares

Especialista alerta sobre contraindicações para pacientes com problemas circulatórios

Após a aprovação emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para as vacinas CoronaVac, e da AstraZeneca, iniciou-se de fato o processo de vacinação no Brasil. O programa de imunização está funcionando de maneira escalonada, priorizando a população mais frágil, mas nesse contexto muitas dúvidas surgem sobre as possíveis contraindicações da vacina, principalmente em paciente com problemas circulatórios.

Foto: Freepik / Reprodução Internet

Dentro das patologias vasculares, existem poucas contraindicações para tomar a vacina. Quem possui varizes, por exemplo, pode tomar tranquilamente o imunizante. Já as pessoas com problemas de anticoagulação só precisam tomar cuidado para fazer compreensão no local da picada durante cinco minutos, e aplicar gelo em seguida, a fim de evitar sangramentos. “Todas as unidades que estão aplicando a vacina possuem um médico assistente à disposição, que certamente irá auxiliar esse paciente”, explica a cirurgiã vascular, Fátima El Hajj.

Os únicos casos em que é preciso um papo com o médico assistente é para paciente imunodeprimidos, por algum tipo de doença reumatológica ou imunossupressora, ou câncer. “A única contraindicação formal absoluta é febre nas últimas 24 horas, se a febre foi a mais de 24 horas, já pode tomar a vacina”, explica a médica.

Por fim, os pacientes pré-diabéticos também não possuem contraindicações, ao menos que estejam realizando algum tratamento ativo contra infecção. A especialista encerra alertando que em breve paciente de alto risco já poderão se vacinar e que é preciso ficar atento para não perder a data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo