Palestra da Semana do Artesão dá dicas de como vender pela Internet

Campo Grande (MS) – A equipe de Comunicação da Fundação de Cultura acompanhou, na tarde desta terça-feira (30.03), a partir da casa de uma das participantes, uma das palestras virtuais ministradas durante a programação da Semana do Artesão Online. A artesã Lucimar Maldonado gentilmente recebeu a equipe em sua residência para que o trabalho fosse feito.

Artesã Lucimar Maldonado – Foto: Karina Lima

O palestrante, Antônio César Reis Barros, falou sobre “Como iniciar e vender pela Internet”. Ele discorreu sobre como desmistificar o comércio eletrônico; Marketplaces, o que são; tipos de Marketplaces; classificados online; entrega de produtos (Correios, transportadoras); captação de pagamentos.

Antônio César é consultor do Sebrae e instrutor de negócios digitais. Para ele, está sendo gratificante participar da Semana do Artesão. “O empreendedor, seja ele autônomo ou empresário, pode se destacar na internet e ter vantagens competitivas, mais visibilidade e, consequentemente, mais faturamento.  Ver os empresários conseguindo gerar resultado financeiros por meio de estratégias simples, é satisfatório. Recebo feedbacks de clientes atendidos que conseguiram aumentar seu faturamento simplesmente se inserindo no mercado digital”.

Lucimar Maldonado, presidente da Associação Proart e dona da empresa Fibra Morena, que produz artefatos em fibras naturais como taboa, bananeira e buriti, disse que se interessou pela palestra sobre vendas pela internet porque ela tem uma loja virtual, a “Arte Terena”, pelo site da empresa Gol, e está motivada a conhecer um pouco mais sobre como funciona o e-commerce. “A Gol tem uma empresa que cuida disso, das vendas da loja. Eu queria saber como nós mesmos, os artesãos, poderíamos fazer isso, esse monitoramento das vendas e todo o processo”.

Ao final da palestra, a artesã, entusiasmada, falou sobre suas impressões a respeito das informações que obteve: “Achei tudo sensacional! Vou fazer uma consultoria com o palestrante sobre comércio online pelo ‘Sebrae Orienta’ pois tenho 30 mil reais em mercadorias paradas aqui, quero movimentar minha loja online”.

A gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura, Katienka Klain, que acompanhou a palestra online, agradeceu ao Sebrae, às associações de entidades classistas do artesanato de MS e aos artesãos que acompanharam a palestra. “A Semana do Artesão tem oferecidos palestras técnicas bem interessantes, e na semana que vem teremos as oficinas de técnicas artesanais, que pela primeira vez serão oferecidas online. Este mundo virtual dá ao mundo inteiro acesso aos nossos produtos, daí a importância desta palestra e de toda a programação da Semana. Não tem mais volta, o virtual chegou para ficar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo