Theatro Municipal de São Paulo transmite mais dois concertos inéditos da Orquestra Sinfônica Municipal na internet

Espetáculos que ocorreriam neste mês, abertos ao público, mas suspensos pelo agravamento da pandemia foram gravados previamente e agora serão transmitidos nos dias 18 e 20 de março, de graça, no YouTube do Theatro Municipal; repertórios com obras de Bach e Villa-Lobos

Theatro Municipal de São Paulo suspendeu todas as atividades presenciais em conformidade às orientações do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Plano São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, que reclassificou todo o estado para a fase mais restritiva da quarentena. Toda a programação que estava prevista foi suspensa, incluindo os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Mas nesta quinta-feira (18/3) e neste sábado (20/3), o YouTube do Theatro Municipal exibe a gravação realizada previamente de mais dois destes concertos. A transmissão começa às 19h40 com uma live que irá reunir maestro e musicistas da OSM em um bate-papo de aquecimento para o concerto que começa às 20h. Quem estiver em casa pode acompanhar de graça, pelo canal do Theatro Municipal no YouTube: . E o conteúdo fica disponível para acesso posterior, a qualquer hora, sem necessidade de agendamento ou cadastro prévio.

Foto: Rafael Salvador

No programa do dia 18, quinta-feira, a Orquestra Sinfônica Municipal, em formação de câmara e sob a regência de Roberto Minczuk, toca Suite orquestral nº 2, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Uma obra escrita para instrumentação de violinos, viola e contrabaixo, com destaque para os solos de flauta transversal, interpretados pelo músico Marcelo Barboza. Neste dia, antes da transmissão, o maestro Minczuk também media uma conversa ao vivo com os músicos da Orquestra: o oboísta Alexandre Ficarelli e a clarinetista Camila Barrientos Ossio.

Já no sábado, 20, Minczuk comanda repertório com a obra Bachianas Brasileiras n.2, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos grandes representantes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922. A composição, que data de 1930, não deixa de carregar certa identidade entre alguns aspectos com a ficção literária brasileira da época. A OSM interpreta os quatro movimentos da obra: “Canto do Capadócio”, “Canto da Nossa Terra”, “Lembranças do Sertão” e “O Trenzinho do Caipira”. A clarinetista Marta Vidigal e o violinista John Spindler, integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal, participam da live que antecede a exibição do concerto e que também será mediada pelo maestro Roberto Minczuk.

Serviço:

18 de março, quinta-feira, 20h

Concerto Online

Orquestra Sinfônica Municipal

Roberto Minczuk regência

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Suite orquestral nº 2 em Si menor BWV 1067 20’ (solo flauta)

I – Ouverture

II – Rondeau

III – Sarabande

IV – Bourrée I

V – Bourrée II

VI – Polonaise

VII – Menuet

VIII – Badinerie

20 de março, sábado, 20h

Concerto online

Orquestra Sinfônica Municipal

Roberto Minczuk regência

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)

Bachianas Brasileiras n.2 (1933) – 23

I – Prelúdio (O Canto do Capadócio) – Adagio – Andantino

II – Ária (O Canto da Nossa Terra) – Largo

III – Dança (Lembrança do Sertão) – Andantino moderato

IV- Tocata (O Trenzinho do Caipira) – Un poco moderato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo