5 dicas essenciais para economizar no Dia do Consumidor

As ofertas da data podem ser tentadoras, mas é preciso comprar com consciência e ficar atento às promoções

A expectativa de compras do brasileiro para o Dia do Consumidor, comemorado no próximo dia 15, é considerada boa para 28,5% da população. O cenário muda em relação à organização financeira familiar, onde 33,2% dos brasileiros afirmam que, atualmente, a situação é regular se comparado com o mesmo período do ano passado. É isso que apontam os dados da pesquisa realizada pela QuiteJá, plataforma de negociação de dívidas, com o objetivo de identificar o nível de confiança do consumidor. O levantamento aconteceu entre os dias 01 e 05 de março, com cerca de 1.400 usuários da plataforma, com idades entre 18 e 60 anos, de todos os estados brasileiros.

Foto: Divulgação

Ainda segundo o estudo, mesmo com as variadas promoções oferecidas pelas grandes empresas varejistas nesta época, cerca de 33% da população não pretende realizar qualquer tipo de compra no período. Porém, 19,1% dos respondentes vão aproveitar as ofertas do setor de alimentação, principalmente serviços de delivery. Além disso, quando perguntado sobre novas compras, cerca de 44% dos participantes disseram que vão realizar o pagamento de forma parcelada.

Com preços reduzidos em roupas, eletrônicos e vários outros produtos, a data é uma ótima oportunidade para comprar itens com desconto e condições especiais de pagamento. Porém, tendo em vista que nas edições anteriores deste evento muitas “promoções” acabaram não sendo tão vantajosas assim para os consumidores, Larissa Brioso, educadora financeira da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, lista abaixo algumas dicas para garantir uma economia real e também evitar perder o controle.

  • Faça uma lista

Comece separando os produtos por níveis de prioridade. Primeiro, aqueles que você realmente precisa. Depois, passe para os produtos que você deseja, mas que não são tão necessários e, por último, foque nos presentes.

  • Efetue seu cadastro

Listas prontas? Já sabe em que sites vai comprar? Não deixe para se cadastrar apenas no dia 15, o site pode congestionar ou ter falha no carregamento. Crie logo sua conta para não acabar perdendo as promoções. Além disso, muitas marcas fazem uma semana inteira de promoções.

  • Confira se a loja é confiável

Em época de promoções surgem muitas lojas de fachada, que parecem confiáveis, mas não são. Uma boa dica é checar no site Reclame Aqui, ou mesmo no site do Procon, que listam as lojas e avaliam a reputação delas.

  • Estabeleça um limite

Antes de pensar em fazer qualquer compra, é necessário analisar seu orçamento e ver qual a sua real condição financeira, para assim determinar qual o limite que você pode gastar. Não adianta de nada satisfazer todos os seus desejos de consumo momentâneos e adquirir dívidas que você não poderá pagar, não é mesmo? Lembre-se sempre: compra inteligente é aquela que não pesa ou não pesará no seu bolso.

  • Use o Cashback para ampliar seu desconto

Utilizar o serviço de devolução de dinheiro é uma maneira de economizar ainda mais no Dia do Consumidor. Algumas plataformas como o Méliuz e o Ame, da Americanas, permitem que você receba cashback em compras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo