Aprosoja/MS lança campanha para avaliação dos livros didáticos

Aproveitando o início do ano letivo de 2021 a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) lança campanha para incentivar os pais a avaliarem informações dos livros didáticos, ligadas ao agronegócio, mais especificamente à agricultura. O objetivo é verificar se o conteúdo corresponde à realidade do setor e o contexto em que citam a agropecuária.

Foto: Divulgação

“Em diversas ocasiões o agro já foi citado como vilão. Em outros casos, informações tendenciosas foram verificadas, desmerecendo a ciência e empenho do produtor rural. A expectativa para aumento da população mundial é um fato e alimentar esse contingente, é papel da agricultura atualizada, responsável e tecnificada. Não podemos tolerar desinformação e acreditamos que podemos contribuir com o enriquecimento do conteúdo, para crianças aprendam de fato, o papel dos homens e mulheres do campo”, sinaliza o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

A campanha divulgada em plataformas digitais, busca atingir produtores rurais e moradores da zona urbana que se interessem pelo tema. Os pais devem fotografar as informações dos livros didáticos e encaminhar à Aprosoja/MS, junto às informações da editora e número da edição. Uma equipe técnica avaliará o conteúdo, que, caso esteja em dissonância com o que ocorre no campo, será enviado à editora e ao Ministério da Educação, na busca por esclarecimentos ou até mesmo sugestão de alteração.

“Queremos somar e nos mostrar presentes. A agricultura tem papel fundamental no meio social, econômico e ambiental. Qualquer informação de cunho ideológico e sem fundamento científico deve ser denunciada e retirada do material didático. Por isso, colocamo-nos à disposição”, destaca Dobashi.

A Aprosoja/MS receberá o conteúdo pelo e-mail aprosojams@aprosojams.org.br ou pelas mídias sociais da entidade: facebook, instagram e linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo