Chuva forte se espalha sobre o Nordeste e Norte do Brasil

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma massa de ar seco ainda predomina entre o interior de Santa Catarina, a região de Cuiabá e o interior de São Paulo dificultando a formação de grandes nuvens nessas áreas.

A umidade está aumentando sobre o Rio Grande do Sul e algumas nuvens carregadas podem crescer nesse estado nesta terça-feira.

Uma frente fria está se afastando da Região Sudeste, mas a circulação de ventos sobre o Brasil mantém grandes áreas de instabilidade entre o Sudeste, o Nordeste e o centro-norte do país

Nuvens bastante carregadas crescem em parte dessas regiões provocando fortes pancadas de chuva.

Previsão do tempo para 9/2/2021 – terça-feira

O ar frio de origem polar enfraquece sobre o Sul do Brasil e a temperatura está em elevação. A umidade também está aumentando. O sol aparece forte nesta terça-feira na região, mas há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde sobre o Rio Grande do Sul no extremo oeste de Santa Catarina, na região de Foz do Iguaçu, no Paraná. Também pode chover rapidamente no litoral de Santa Catarina e do Paraná.

O sol predomina no centro-norte catarinense, nas outras áreas do Paraná, no centro-sul leste e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso.

Nas demais áreas do Centro-Oeste e da Região Sudeste, em quase todo o Nordeste e na maioria das áreas da Região Norte, o tempo permanece instável nesta terça-feira, com muitas pancadas de chuva e alguns períodos com sol.

Dia de sol e sem chuva no Recôncavo Baiano e no nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, no centro-leste de Pernambuco, na Paraíba e no interior do Rio Grande do Norte. O sol predomina também em quase todo o estado de Roraima. Algumas pancadas de chuva acontecem na divisa com o Amazonas.

Alertas meteorológicos para 9/2/2021

Essa terça-feira é com alerta para temporais no litoral e no norte do Amapá, no centro-sul e leste do Amazonas, no oeste, no centro-norte e leste de Rondônia, no centro-sul e leste do Pará, no norte do Tocantins, no centro sul do Maranhão e do Piauí e também no centro-oeste da Bahia. O norte e o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo continuam em alerta para temporais nesta terça-feira.

Atenção para chuva moderada a forte e raios no Acre e em todas as outras áreas do Amazonas, do Pará, do Amapá, do Tocantins e de Rondônia.

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte e raios as demais áreas do Maranhão, do Piauí, o extremo sul do Ceará, o sertão de Pernambuco, a Chapada Diamantina e o extremo sul da Bahia, o norte e o interior do estado do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, o centro-sul de Minas, a Zona da Mata mineira e oeste de Minas Gerais, o Distrito Federal, o norte de Goiás e de Mato Grosso e o sul de Rondônia.

Pode chover com moderada a forte intensidade também no extremo sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.

Nesta terça-feira o ar vai ficar mais seco do que o normal, para esta época do ano, nas áreas de fronteira do centro-oeste com a Bolívia e com o Paraguai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo