Caballo Loco é Bi em Florianópolis e lidera Brasileiro da Classe C30

Diante do equilíbrio da classe, título do barco de Ubatuba veio apenas nos critérios de desempate contra o catarinense Corta Vento

São Paulo (SP) – A quarta e última regata do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina se tornou dramática na Raia de Jurerê para as tripulações de Caballo Loco (SP) e Corta Vento (SC), quarto e segundo colocados, respectivamente. Ambos terminaram o campeonato com 12 pontos perdidos, Caballo Loco porém, obteve duas vitórias. Os outros dois vencedores de regatas foram Kaikias Via Itália (SP) e Katana Portobello (SC). Zeus Team (SC) e Lady Iron (RS) completaram a flotilha.

Caballo Loco à frente do Katana Portobello (Daniel Mafra / Veleiros da Ilha)

A competição valeu também pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de C30. O equilíbrio entre os barcos e o elevado nível técnico das equipes fez com que o Brasileiro tivesse seis campeões diferentes nos últimos seis anos. A exceção é o Loyal, tetracampeão de 2012 a 2015. Caballo Loco é o atual campeão, após a inédita conquista em 2020.   A segunda e decisiva etapa está prevista para julho na Semana de Vela de Ilhabela.

O comandante campeão apontou as dificuldades enfrentadas pelas tripulações no dia decisivo. “O dia estava chuvoso, o vento fraco e ainda rondou uns 40 graus no fim da regata. Começamos com apenas seis nós e depois entraram algumas rajadas de 10 ou 12 nós. Na véspera o problema para nós foi ainda maior, pegamos sujeira na quilha e caímos para a última colocação”, relatou Mauro Dottori, do Caballo Loco.

Único a vencer duas vezes, Dottori estava consciente da vantagem antes da prova final, mas o risco de perder o campeonato foi real. “Largamos junto com o Kaikias, que passou a mandar na regata, mas eles deram um bordo para o lado errado e se atrasaram. Chegamos em quarto, enquanto o Corta Vento, muito regular, chegou em segundo e foi o vice-campeão. Eles fizeram uma bela campanha”, elogiou Dottori.

A bordo do Caballo Loco (Daniel Mafra / Veleiros da Ilha)

Evolução da classe – O presidente da Classe C30 e comandante do Zeus Team, Inácio Vandresen, ficou em quarto lugar com a mesma pontuação do barco medalha de bronze Katana Portobello. “Era para fazermos mais regatas, mas o vento não cooperou. Com apenas quatro, nem descarte tivemos. Fechamos muito bem 2020 com o Brasileiro e a Copa Suzuki em Ilhabela. A classe também evoluiu em termos de regulamento. Vamos ver se ajustamos o planejamento para neste ano levarmos os barcos para Ilhabela e, da ilha, para o Circuito Rio”, projetou Vandresen.

O próximo encontro da Classe C30 será na primeira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, em 06 e 07; 13 e 14 de março. O Circuito de Santa Catarina reuniu 40 embarcações na Sede Jurerê do Veleiros da Ilha. Os vencedores nas demais classes foram: Catuana Kim (SC) – ORC, Xamã (SP) – IRC, Bruxo (SC) – BRA/RGS, Terra Firme (SC) – RGS Cruzeiro, Harmonya (SC) – Bico de Proa e Supimpa (SC) – Star.

Iron Lady, de Porto Alegre (Daniel Mafra / Veleiros da Ilha)

32ª Circuito Ilha de Santa Catarina

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+6+1+4 = 12 pontos perdidos

2 – Corta Vento (Daniel de Matos): 4+2+4+2 = 12 pp

3 – Katana Portobelo (Cesar Gomes Neto): 2+3+DNF(7)+1 = 13 pp

4 – Zeus Team (Inácio Vandresen): 3+4+3+3 = 13 pp

5 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 5+1+2+6 = 14 pp

6 – Iron Lady (Marcelo Bernd): 6+5+5+5 = 21 pp

Os Campeões Brasileiros da Classe C30     

2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

2013 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2014 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2015 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2016 – Zeus Team – 08 (Inácio Vandresen) – Iate Clube S. Catarina (ICSC)

2017 – Katana Portobello – 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC

2018 – Caiçara UV.Line – 09 (Pablo Lynn) – Pindá Iate Clube (Ilhabela – PIC)

2019 – Kaikias Via Itália – 03 (Eduardo Mangabeira) – Yacht Club Ilhabela

2020 – Caballo Loco – 01 (Mauro Dottori) Ubatuba Iate Clube (UIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo