Indicado ao PASSE e Vestibular 2021 da UFMS, livro do poeta Rubenio Marcelo sai em 2ª Edição

Recentemente impressa (neste janeiro/2021) já se encontra disponível – na Livraria Franco, Rua Maracaju nº 101, Centro, Campo Grande – a segunda edição do livro de poemas Vias do Infinito Serde Rubenio Marcelo, que teve a primeira tiragem em 2017, pela Editora Letra Livre. Mantendo a integral fidelidade do teor original do livro, esta segunda tiragem, pela mesma editora, acrescenta apenas um prefácio à 2ª edição (pela professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli) e uma citação do poeta Carlos Nejar na contracapa.

Livro ‘Vias do Infinito Ser’, de Rubenio Marcelo – indicado para o PASSE e Vestibular 2021 da UFMS – Foto: Divulgação

Indicado como leitura obrigatória para o PASSE – Programa de Avaliação Seriada Seletiva e para o Vestibular 2021 da UFMS, Vias do Infinito Ser – que possui prefácio (de 1ª edição) do hoje saudoso crítico literário José Fernandes, e apresentação do professor Paulo Nolasco – valoriza a plurissemantização da linguagem e a leveza da palavra poética, a par de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias e outras. Há, nos versos, natural ritmo e espontânea/discreta musicalidade; preocupação com os valores humanos; o enfoque da virtude na condição humana; a busca do sentido epifânico, do inconsciente, da espiritualidade, e da liberdade da linguagem, que “é a morada do ser”, como afirmou Heiddeger.

Estudiosa da referida obra literária e autoral, Ana Bernardelli assim afirma num trecho: “Vias do Infinito Ser é um livro de reflexão. E reflexão voltada para a essência do ser… Temos na obra uma linguagem poética enriquecida de metáforas, de inusitadas intertextualidades e de arrebatados momentos de metalinguagem”.  Por sua vez, o professor e poeta Geraldo Ramon Pereira assegura: “No livro Vias do Infinito Ser, de Rubenio Marcelo, temos a poesia como vetor da busca do conhecimento do nosso eu, num plano que difere do simples aspecto humano, conciliando os nossos valores em harmonia com os ditames da essência, tudo em linguagem reflexiva, visando também ao crescimento pessoal e autoconhecimento dos leitores”. Já o escritor Carlos Nejar, imortal da ABL, garante: “O poeta Rubenio Marcelo tem a consciência de cavaleiro andante da Palavra, como o tempo, que ao caminho sonda”.

Conforme cronograma divulgado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, as provas do seu Vestibular 2021 serão aplicadas no dia 29 de janeiro de 2021, das 8h às 13h. Já para os participantes do PASSE as provas serão dia 5/fevereiro, 8h às 13h. A UFMS divulgou também o conteúdo programático oficial e, no que diz respeito aos textos literários, foi indicada uma relação de nove obras de autores da literatura de língua portuguesa para que sejam estudadas e sirvam como base para questões a mensurar a compreensão e conhecimento dos alunos/leitores.  A lista completa é a seguinte:

  • Vestibular UFMS 2021 – Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga; Esaú e Jacó, de Machado de Assis; Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; Viagem e Vaga música, de Cecília Meireles; Sagarana, de Guimarães Rosa; O encontro marcado, de Fernando Sabino; Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles; Cinzas do Norte, de Milton Hatoum; e Vias do Infinito Ser, de Rubenio Marcelo.
  • 3ª etapa Passe 2018-2020 UFMS – Seminário dos ratos, Lygia Fagundes Telles; Cinzas do Norte, Milton Hatoum; Vias do Infinito Ser, Rubenio Marcelo.
  • 2ª etapa Passe 2019-2021 UFMS – Viagem e Vaga música, Cecília Meireles; Sagarana, Guimarães Rosa; O encontro marcado. Fernando Sabino.
  • 1ª etapa Passe 2020-2022 UFMS – Marília de Dirceu, Tomás Antonio Gonzaga; Esaú e Jacó, Machado de Assis; Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo