Saiba como calcular a quantidade de comida em uma ceia para até 4 pessoas

Especialista dá dicas para evitar o desperdício na comemoração

Campo Grande (MS) – A pandemia de Covid-19 confirmou o que muitos previam. A ceia de Natal deste ano deverá evitar aglomerações, fazendo com que muitas famílias comemorem a data em suas casas e remotamente. Entretanto, não é motivo para que a ceia não esteja posta à mesa. Ela pode ser adaptada a quantidades adequadas para grupos menores.

Foto: Divulgação

A coordenadora do curso de Nutrição da Uniderp, Danielle Miron, aconselha reinventar o cardápio, de maneira que evite exageros e desperdícios. “O ideal é fazer um cálculo da quantidade, evitando desperdício. Se a opção for por carne ou peixe, a recomendação é considerar 250 gramas por convidado. Se for churrasco, pode aumentar para 300 a 350 gramas”, diz.

Este número é considerado caso o grupo opte por apenas um tipo de carne ou peixe. Se a variedade de proteínas for maior, o número pode variar de 200 a 300 gramas de cada um. Já os acompanhamentos vêm em menor quantidade – 50 a 150 gramas. Quanto à sobremesa, é indicado uma ou duas porções por pessoa.

“Outra dica bacana é a quantidade de bebidas. Uma garrafa de vinho branco, ótimo para harmonizar com as receitas tradicionais das festas, é o suficiente para três ou quatro pessoas. Para bebidas sem álcool, de 400 a 600 ml de suco de frutas é o indicado por pessoa”, completa Miron.

A professora alerta, ainda, sobre restrições alimentares que não devem ser deixadas de lado. “Fique atento a restrições como intolerância à lactose ou glúten. Ou ainda a preferência do convidado por uma dieta vegetariana ou vegana. Há uma infinidade de receitas que podem compor a mesa e agradar a todos”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo