Adrenalina e segurança caracterizam o Bonito Adventure de Mountain Bike 2020

Campo Grande (MS) – Não faltou adrenalina, muito menos segurança sanitária em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Estas foram as características da edição 2020 do Bonito Adventure de Mountain Bike (MTB), realizado no último domingo (13.12). Do começou ao fim, o evento seguiu rigorosamente todos os protocolos de biossegurança estabelecidos e colocou, mais uma vez, a Capital do Ecoturismo como cenário ideal para esportes radicais.

Bonito Adventure 2020 – Fotos: Lucas Castro/Fundesporte

A prova contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e serviu exclusivamente para arrecadar fundos para a Escola Especial Caminhos da Esperança, vinculada à Associação Pestalozzi bonitense. Todo o lucro foi repassado à instituição filantrópica, que atende crianças e jovens com deficiência mental, prestando assistência terapêutica e pedagógica.

A competição de MTB foi disputada no formato maratona (longa distância), em estilo off-road. O percurso, amplamente sinalizado, envolveu estradas pavimentadas, de chão batido, trilhas em morros e matas. As disputas ocorreram em três categorias: turismo (trajeto de 27 quilômetros), sport (51 quilômetros) e pró (84 quilômetros). Ao todo, participaram 890 atletas. Foram premiados em dinheiro os três primeiros colocados da pró e sport, e com troféu os seis primeiros por classe etária, em todas as categorias.

Organizador do evento, Afonso Brandão ficou satisfeito com o cumprimento das medidas sanitárias, que se basearam nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. “Conseguimos realizar a prova com vários atletas e, principalmente, colocando em prática todos os protocolos previstos, desde a entrega dos kits, até a premiação”.

Bonito Adventure 2020 – Fotos: Lucas Castro/Fundesporte

“Tudo aconteceu como esperávamos. O uso de máscara foi obrigatório, até mesmo na largada, feita em blocos separados, a temperatura corporal dos participantes foi aferida, a premiação foi feita de forma individual, além da higienização constante de ambientes”, completou Brandão.

Apaixonada por ciclismo, Regiane da Cruz Soligo participou da prova na categoria sport, na faixa etária de 30 a 39 anos. “Foi maravilhoso ter participado. Estive no meio de toda essa adrenalina e isso não tem preço, nem explicação, uma emoção contagiante, de arrepiar. Parabenizo todos os envolvidos na organização pelo sucesso da prova, que teve um cenário recompensador”, relatou.

Larissa Souza, da Firebikers Team, conquistou a medalha de prata na pró feminino. Ela chamou a atenção para o número de mulheres inscritas. “Foram 24 na categoria pró e 114 na sport. São números surpreendentes diante das provas que participo aqui no Estado. Me emocionei com cada uma que chegou exausta, esgotada e, ao cruzar a linha de chegada, traduziam um turbilhão de emoções em choro e sorriso. É inexplicável essa sensação, é isso o que me move e tento passar a cada uma”, disse a ciclista, que ainda destacou o cumprimento dos protocolos de biossegurança.

Atleta Larissa Souza – Foto: Lucas Castro

“Os protocolos de biossegurança foram executados pela organização com excelência. Aferição de temperatura, uso de máscaras e recomendação de distanciamento sempre relembrados. Mas, como sempre, algumas atitudes dependem muito mais do atleta do que da organização”, finalizou Larissa.

Anualmente, o Bonito Adventure se sobressai na inclusão de atletas com deficiência. Neste ano, foram 23 participantes, entre entres o multicampeão Bruno Paim. Aos 21 anos de idade, o sul-mato-grossense, com as cores do Corinthians/Audax, faturou o ouro na categoria pró. Em 2019, o douradense, que nasceu com uma má formação congênita dos membros superiores, foi campeão no Mundial de Mountain Bike 24 Horas Solo, em Costa Rica (MS).

Confira abaixo todos os resultados nas categorias:

Turismo: feminino – masculino – PcD (pessoa com deficiência)

Sportfeminino – masculino – PcD

Pró: feminino – masculino – PcD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo