Vestibular UEMS: Candidatos tem até segunda (14) para pedir isenção

O pedido de isenção no pagamento da taxa é feito no momento da inscrição

As inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2021 (PSV-UEMS 2021) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2021. Já o prazo para os candidatos interessados em pedir a isenção da taxa de inscrição com valor de R$ 90,00, tem até o dia 14 de dezembro para fazer a solicitação no ato da inscrição no site da Fapec. Se inscreva, aqui.

Foto: Divulgação

Em 2021, a UEMS ofertará 50% das vagas por meio do vestibular e 50% por meio das notas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – dos últimos cinco anos. Os candidatos poderão concorrer tanto via vestibular, quanto utilizando notas do Enem. Para o Vestibular UEMS 2021 estão sendo ofertadas 1.101 vagas em 54 cursos de graduação presenciais distribuídos em 14 Unidades da Universidade.

Pedido de isenção

De acordo com a Lei Estadual nº 2.136, de 14 de agosto de 2000, os candidatos que tem direito ao pedido de isenção são os estudantes oriundos de escolas públicas. Para fazer o pedido é preciso comprovar por meio de documentação oficial que o candidato concluiu os estudos ou que está em período de conclusão da Educação Básica em escola pública.

No ato da inscrição é obrigatório anexar no formato PDF, com até 2 MB, a documentação comprobatória do direito à isenção da taxa de inscrição.

O documento é uma declaração de conclusão do Ensino Médio em escola pública. Para quem está terminando o Ensino Médio deve encaminhar uma declaração de que está finalizando os estudos em escola pública no ano letivo de 2020. Esse documento deve ser oficial emitido pela escola do candidato.

Os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição terminam às 23h59min do dia 14 de dezembro de 2020. Se inscreva, aqui.

Confira nosso vídeo sobre como solicitar a isenção, aqui.

14 passos para pedir a isenção

O candidato, para obter a isenção da taxa de inscrição, deverá:

  1. Acessar o site www.fapec.org/concursos;
  2. Selecionar o link “Inscrições”;
  3. Clicar no Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021;
  4. Optar pelo curso desejado;
  5. Preencher a ficha de inscrição;
  6. Indicar a categoria de inscrição para a qual vai concorrer: concorrente de graduação ou treineiro;
  7. Indicar a modalidade de concorrência da vaga: ampla concorrência ou vagas reservadas (somente para os candidatos que se inscreverem na categoria concorrente de graduação);
  8. Indicar a língua estrangeira: inglês ou espanhol;
  9. Optar pelo município onde deseja realizar a prova: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas;
  10. Assinalar a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição para “SIM”;
  11. Anexar (formato PDF, com até 2 MB) a documentação comprobatória do direito à isenção da taxa de inscrição (declaração de conclusão do Ensino Médio em escola pública);
  12. Solicitar ou não o atendimento diferenciado;
  13. Concordar com as normas do Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021;
  14. Confirmar os dados

Resultado da solicitação de isenção

As solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição serão analisadas e julgadas pela Fapec. A divulgação do resultado da análise de isenção do pagamento da taxa de inscrição será realizada por meio de edital específico publicado pela Fapec, previsto para o dia 21 de dezembro, conforme o Edital de Inscrição.

Provas Vestibular UEMS 2021

A Prova Objetiva e a Prova de Redação serão realizadas presencialmente no dia 06 de fevereiro de 2021, das 14h às 19h, no horário oficial do Mato Grosso do Sul. As provas serão presenciais observando as normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades estaduais e municipais e pelo plano de biossegurança da Fapec e da UEMS, visando à segurança de todos os envolvidos no certame. A Prova de Redação, de caráter classificatório e eliminatório, será aplicada para todos os candidatos juntamente com a Prova Objetiva.

Vagas

Para o PSV-UEMS 2021, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.182, de 2 de outubro de 2020, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio de dois sistemas de ingresso: por Acesso Universal (Ampla Concorrência) e por Reserva de Vagas em seus cursos:

  • 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros (pretos e pardos);
  • 10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas;
  • 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo