Capim-elefante para bovinocultura de leite foi tema de bate-papo on-line

Bate-papo on-line realizado essa semana pela Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com Agraer e Prefeitura Municipal de Itaquiraí, apresentou alguns resultados das ações conduzidas com a BRS Capiaçu

A silagem ou o picado verde do capim-elefante BRS Capiaçu é uma importante estratégia de manejo que está sendo utilizada por agricultores familiares, durante o período de inverno, para alimentar o rebanho leiteiro no Sul de Mato Grosso do Sul.

Os resultados iniciais das ações de transferência de tecnologia foram o tema central da live, realizada no dia 7 de dezembro, segunda-feira, com técnicos da Agraer e da Prefeitura de Itaquiraí e com a pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Marciana Retore.

Foto: Divulgação

Em Ivinhema foram apresentados os resultados do trabalho conduzido por Arizoly Mendes junto aos produtores familiares. O pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer), da Agraer, de Campo Grande, Vitor Corrêa de Oliveira, também participou do evento, trazendo informações sobre a produção de silagem do capim-elefante. Em Itaquiraí, os resultados obtidos por meio do projeto Top 10 foram apresentados por Márcio Mansani.

A live se encontra disponível no Canal do Youtube da Embrapa (https://youtu.be/NIEApTVs7ug). Os produtores interessados em adquirir mudas de capim-elefante BRS Capiaçu podem entrar em contato com viveiristas credenciados pela Embrapa. Confira no link (https://bit.ly/3pshR3N) o viverista mais próximo de sua região.

Essa solução tecnológica está sendo utilizada para enfrentar um dos maiores desafios da produção leiteira no Centro-Oeste, que é a pouca oferta de alimentos nutritivos para o gado durante o inverno. “No período de maio a setembro, em que a pastagem tem seu crescimento reduzido e geralmente perde qualidade devido às baixas temperaturas, o desempenho dos animais é prejudicado, porque não conseguem atender suas necessidades de nutrientes para mantença e produção”,  explica Marciana.

Ela acrescenta ainda que é comum observar, nessa época do ano, capins superpastejados, o que é uma situação indesejada e preocupante para os pecuaristas.

Capim-elefante – A BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, resultado de 15 anos de pesquisa. O fornecimento de silagem da BRS Capiaçu para o rebanho tem auxiliado os agricultores familiares da região no período de pouca oferta de alimento, mantendo estável a produção de leite. Marciana explica que a cultivar tem capacidade de produzir até 30% mais matéria seca por hectare em um ano do que outras cultivares do gênero.

Marciana destaca ainda que “a BRS Capiaçu é uma cultivar perene, tornando o custo de produção da silagem muito mais viável do que a de milho”. Outro ponto positivo destacado pela pesquisadora é que a cultivar pode ser fornecida picada verde no cocho.

Saiba mais – A BRS Capiaçu tem ainda um APP com muitas informações. Você pode baixar aqui (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.embrapa.capiacu)

Alguns depoimentos de produtores de Mato Grosso do Sul que utilizam a BRS Capiaçu podem ser assistidos no Youtube. Confira:

Tem ainda outros vídeos interessantes sobre o assunto. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo