Consultas virtuais aumentam durante a pandemia

Até o momento, 5,7 milhões de brasileiros já buscaram os serviços do TeleSUS.

Campo Grande (MS) – A pandemia de Covid-19 tem incorporado novos hábitos na população brasileira. Desde o início do período de isolamento social, houve um aumento na busca pelos serviços médicos por meio da consulta a distância para telediagnósticos. Dos 5,7 milhões de pessoas que acessaram a modalidade pelo TeleSus, cerca de 2,4 milhões foram avaliadas sobre os sintomas do novo coronavírus sem a necessidade de sair de casa.

Foto: Divulgação

A teleconsulta, como também é conhecido o atendimento virtualizado, foi autorizada tendo como base a resolução nº 2227/18 do Conselho Federal de Medicina, segundo esclarece o médico Jose Julio Gonçalves, professor do curso de Medicina da Uniderp. “Há essa permissão ao médico de realizar o atendimento, em especial de paciente que já havia passado por consulta presencial e necessitava de acompanhamento, tendo em vista os consultórios e ambulatórios fechados”, pontua. Após agendamento em plataformas de telemedicina, profissionais cadastrados realizam o atendimento em dia e hora agendado.

Pacientes idosos e com doenças crônicas são os mais atendidos nesse tipo de consulta, que deve permanecer mesmo em um cenário de pós-pandemia. “Em vários países já era uma realidade, mas no Brasil havia restrições e dúvidas éticas devido limitações do atendimento. O futuro é promissor com a identificação do nicho de atendimento ideal para a modalidade. Para os pacientes que moram em áreas de difícil acesso ou que especialistas são mais difíceis, a solução da teleconsulta ou teleconsultoria será uma opção lógica”, afirma o docente. A oncologia é uma das especialidades mais procuradas.

Sobre a importância do contato do médico com o paciente, o especialista defende: “Não podemos esquecer que certas coisas são insubstituíveis como a empatia, calor humano e o exame físico associado à história clínica, que permitem mais de 90% das hipóteses diagnósticas e diagnóstico final. A telemedicina está mostrando ser um excelente auxílio e suporte à boa prática médica, mas o toque humano e a troca de confiança são fundamentais na relação médico paciente”. Mas reforça seus benefícios, já que propicia a avaliação por juntas médicas especialistas, inclusive de outros países. “Os telediagnósticos por exames de imagem estão permitindo que mais pacientes tenham acesso a recursos que somente grandes centros apresentavam”, conclui.

Receita médica – Segundo o especialista, no Brasil optou-se pela assinatura digital em que o médico faz a certificação eletrônica e assina digitalmente, sendo que o documento pode ser autenticado depois, caso necessário.

O TeleSUS pode ser acessado por telefone por meio do Disque Saúde (136); por um chat disponível na página do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br); ou pelo aplicativo Coronavírus SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo