As vantagens de consumir Camarão congelado na cozinha do seu restaurante

Além de evitar a possibilidade de bactérias, o produto congelado de forma correta respeita a cadeia de frio em todo o processo

Foto: Divulgação

Existem muitas informações equivocadas a respeito dos produtos congelados da indústria e, quanto ao camarão e outros pescados, ainda existem alguns mitos sobre as suas vantagens e desvantagens.

Com mais de 19 anos de experiência no segmento, o engenheiro agrônomo e CEO da Villa Pescados, Tércio Farias, afirma que os produtos congelados podem influenciar positivamente nas práticas da cozinha de um restaurante e no lucro dos seus negócios. “Por possibilitarem que o chef realize o porcionamento dos insumos sem muitas perdas, os produtos congelados oferecem praticidade na hora de cozinhar. Além disso, o desperdício é um dos fatores essenciais e evitá-lo ajuda diretamente na economia de custos. Por isso, deve-se levar em consideração os devidos cuidados no manuseio dos alimentos”, explica.

Ainda segundo ele, o camarão congelado passa por um ultracongelador na indústria, o que além de eliminar bastante a possibilidade de proliferação de bactérias, ainda auxilia para que as propriedades do alimento (aroma, textura e cor) sejam preservadas. “O camarão precisa ser congelado em processo rápido para que a temperatura ultrapasse de 0 a 5 graus em no máximo 2 horas, isso permite que o cliente tenha uma experiência gastronômica como se estivesse consumindo pratos frescos”, complementa Tercio.

Portanto, com o produto congelado de maneira correta, há o controle da cadeia de frio, o que preserva não só o sabor e a textura do pescado, mas também o seu valor nutricional. Afinal, com o congelamento, o alimento se torna rígido, o que impede a movimentação de moléculas em seu interior e a perda do seu suco celular. Ou seja, o camarão congelado aumenta a durabilidade justamente por manter as suas características físico-químicas, preservando seu sabor, textura e suculência.

“Isso acontece porque não há alteração na água contida dentro do camarão congelado. Sendo assim, ele não absorve água como o dito ‘camarão fresco’ absorve”, finaliza o empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo