Irmãos morrem afogados em Maresias, no litoral de São Paulo

Salva Vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar) realizaram buscas em Maresias neste domingo (29) – Foto: GBMAR/Divulgação

A Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou na manhã desta segunda-feira (30), a informação de que policiais da corporação, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, foram acionados para atender a uma ocorrência de afogamento na Praia de Maresias, em São Sebastião.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o incidente aconteceu na manhã de domingo (29), por volta das 06h25min (horário de Brasília), na altura da entrada 8, quando dois irmãos, um de 13 anos e o outro de 15 anos, juntamente com outros amigos, entraram na água para nadar.

Os dois irmãos foram arrastados por uma forte corrente de retorno (fluxo de água que bate na praia e volta para o fundo do mar). Ambos não conseguiram retornar para a superfície e sumiram.

Equipes de resgate foram acionadas e enviadas para o local. Os salva vidas do Corpo de Bombeiros iniciaram buscas para tentar localizar os dois irmãos, tendo o corpo do jovem de 13 anos sido encontrado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde todos os exames de praxe estão sendo realizados.

As buscas pelo irmão de 15 anos foram encerradas no fim da noite de domingo (29) e foram retomadas na manhã de hoje (30), por volta das 08h30min (horário de Brasília).

Até o momento o corpo do irmão mais velho não foi localizado, mas as buscas devem continuar pelo menos até o fim da tarde de hoje.

Os outros dois amigos que estavam com os irmãos conseguiram ser salvos por um surfista que estava na praia. Ele ainda voltou ao mar para tentar resgatar os dois irmãos, mas não conseguiu encontrá-los.

Há cerca de 600 metros de distância do local do acidente existe uma base de salva vidas do Corpo de Bombeiros. A mesma começa a funcionar por volta das 07 horas (horário de Brasília).

Os bombeiros utilizaram barcos e moto aquática nas buscas pelos dois irmãos, mas até o momento apenas o corpo do adolescente de 13 anos foi localizado e resgatado.

Em nota, o GBMAR informou que os irmãos são de Indaiatuba, no interior de São Paulo, e que eles e a família chegaram a Maresias por volta das 04h35min (horário de Brasília) em uma excursão.

Já a Prefeitura de São Sebastião informou que o turismo irregular, ou seja, “turismo de um dia”, coloca em risco a vida das pessoas, porque não obedecem a legislação e não comunicam as autoridades para tomar medidas que garantam a segurança dos turistas e banhistas.

Confira abaixo o comunicado da Prefeitura de São Sebastião (SP):

A Prefeitura de São Sebastião lamenta muito ocorrido e informa que as forças de segurança da cidade estão investigando o fato”.

“A atual gestão vem tomando medidas severas para coibir esse turismo irregular. A administração municipal em parceria com a Artesp e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), vem fazendo operações integradas de fiscalização em ônibus e vans de turismo que chegam à cidade durante a madrugada”.

“No último sábado, por exemplo, a ação começou às 4h e terminou às 8h, com 17 veículos fiscalizados na Costa Norte e quatro na Costa Sul. Destes, 11 apresentaram algum tipo de irregularidade e foram autuados”.

“Em São Sebastião, o destino para o chamado de “Turismo de um dia” é o Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, que conta com toda infraestrutura de quiosques, churrasqueira, quadras, duchas e estacionamento“.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo