É possível fazer o resgate da minha previdência “antes da hora”?

Entenda se é viável realizar o resgate da previdência privada antes do tempo estabelecido em contrato e se essa ação vale a pena.

A previdência privada tem se consolidado a cada ano que passa como o melhor investimento para os brasileiros, ultrapassando a poupança, tanto em rendimento, como na facilidade de aplicação.

Diversos fatores corroboram para à ascensão da previdência privada como aplicação preferida dos brasileiros, mas dois são os principais: as mudanças ocorridas na reforma da previdência e a baixa rentabilidade que a poupança vinha oferecendo há tempos.

Foto: Shutterstock

Assim, o contexto econômico recente contribuiu para que a aposentadoria privada se tornasse um dos investimentos mais populares dos últimos anos. Por estar sendo mais noticiada e divulgada entre as pessoas, também vem sendo alvo de muitas perguntas, sendo a dúvida principal sobre como é feito o

Muita gente que investe nessa modalidade ainda não sabe quais são os termos de retirada e se existe a possibilidade dela ser realizada antes da hora determinada na contratação do plano. Tudo isso envolve ainda a etapa de acumulação, na qual os aportes são feitos e o dinheiro rende durante um certo tempo.

Descubra agora se é possível fazer o resgate da sua previdência antes do término do contrato e como esse processo funciona.

O que é a previdência privada e como funciona

De maneira geral, a previdência privada é um investimento a longo prazo, no qual o investidor realiza aportes periódicos ao longo de um tempo determinado – normalmente durante os anos trabalhados. Ao final desse período, o resgate pode ser feito de maneira fracionada ou total, o que varia de acordo com o objetivo de cada um.

Assim, os planos de previdência privada funcionam geralmente da mesma maneira através de duas fases, uma de acumulação e outra de utilização. Na primeira etapa é o momento de realizar as contribuições através dos aportes, já na segunda, você pode resgatar os recursos que renderam ao longo do tempo aplicado.

Resgate da previdência privada

A pandemia causada pela chegada do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa, trazendo consequências para a vida econômica de cada um.

Apesar de acreditarmos que situações como essa nunca vão ocorrer, devemos estar respaldados financeiramente para algum caso de emergência, como ocorreu para a grande maioria da população brasileira esse ano.

Dessa forma, a previdência privada pode ser um auxílio em tempos de crise, devido às opções de resgate oferecidas.

Apesar do cenário ideal é que cada pessoa tenha a sua própria reserva de emergência para não ter que mexer nos investimentos em momentos críticos, não é possível garantir o futuro e às vezes a necessidade de fazer o resgate da previdência privada aparece antes do previsto.

Opções de resgate

Os planos de previdência privada apresentam duas opções para resgate dos rendimentos: o resgate financeiro e o resgate atuarial.

Resgate financeiro

O resgate financeiro permite ao investidor ser totalmente responsável pela reserva de dinheiro e a sua administração. Por isso, é possível escolher entre a possibilidade de sacar o valor todo de uma vez ou receber ao longo do tempo, em parcelas de valor pré-definido.

Por ser comumente utilizada para complementar o plano de aposentadoria oferecido pelo INSS, a maior parte dos investidores optam por receber seus rendimentos em parcelas quando se apostam.

Resgate atuarial

Por outro lado, na modalidade de resgate atuarial, a reserva permanece na conta da instituição financeira, que é responsável por administrar os recursos. Em casos como esse, a empresa assume totalmente o compromisso de pagar uma renda mensal nos moldes de uma aposentadoria ao investidor, de acordo com os termos e condições descritos no contrato.

De maneira oposta ao resgate financeiro, essa modalidade leva em conta outros fatores além do rendimento obtido através da previdência privada. Características como a idade determinada de aposentadoria e o número de dependentes de cada investidor exercem uma grande influência na renda mensal destinada a cada um.

É possível fazer o resgate antes do prazo?

De maneira geral, é possível sim realizar a retirada do fundo da previdência privada de maneira antecipada. Entretanto, não é a situação mais indicada. Isso porque, quanto menos você deixa seu dinheiro rendendo, maior será a porcentagem que deverá ser paga para o Imposto de Renda.

Dessa forma, é possível perceber que a previdência privada é um investimento que foi planejado para ser do tipo longo prazo, ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar rendendo, mais vantajoso é para o investidor.

Assim, apesar de ser possível realizar o resgate antes do prazo, não é a opção mais indicada para quem deseja colher bons frutos da previdência privada e evitar o pagamento de impostos elevados.

A âncora ficou no terceiro parágrafo, se achar longe, me avise que eu modifico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo