Precisa trocar o filtro do ar-condicionado do carro?

Também conhecido como filtro de cabine, a peça é fundamental para a saúde dos motoristas/passageiros e merece atenção regular

Filtro do ar-condicionado do carro (Foto: Divulgação)

Filtro do ar-condicionado do carro (Foto: Divulgação)

Ar-condicionado no carro era um item de luxo. Hoje já começa a ficar difícil de encontrar modelos que não tenham o equipamento entre os itens de série, já instalado pelo fabricante.

Carros populares, no entanto, e até alguns mais caros ainda podem vir de fábrica sem esse importante filtro de ar, como o Chevrolet Cobalt e Spin. Nesses casos, é necessário instalar por conta.

Também conhecido como filtro de cabine, os manuais não são muito claros sobre a frequência de troca, tampouco sobre a importância de fazer essa manutenção.

Estado do filtro após a remoção da peça (Foto: Divulgação)

Estado do filtro após a remoção da peça (Foto: Divulgação)

A necessidade de trocar o filtro não só existe como é de extrema importância. Afinal, o ar que você respira dentro do carro passa por ali e, quanto mais sujo ou velho ele estiver, pior será a qualidade do ar no interior do carro.

O filtro tem a função de reter poeira, fuligem e eliminar qualquer tipo de impureza do ar. Atualmente, os filtros também são compostos por carvão ativado e isso faz com que, além das partículas, o os maus odores também sejam filtrados e impedidos de invadir a cabine.

Se o filtro não for substituído no tempo certo, a umidade se acumula na sujeira filtrada e a cabine do carro torna-se um ambiente fértil para bactérias e mofo.

“A vida útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se desgastar em poucos meses. Para circulação em condições normais, é recomendado que sua troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil quilômetros”.

Filtro usado e novo lado a lado (Foto: Divulgação)

Filtro usado e novo lado a lado (Foto: Divulgação)

O ar que entra no veículo através dos dutos de ventilação, cujo volume pode chegar a 540.000 litros/hora, contém cerca de cinco vezes mais gases de escape, poluentes e alérgenos do que o ar do lado de fora da estrada. E quanto maior níveis de poluição, maiores serão esses índices.

Alérgenos são pequenos compostos de proteínas que são encontrados no pólen, por exemplo, e geram alergias nas pessoas suscetíveis. Quando partículas de pólen estouram, esses componentes são lançados no ar e podem penetrar na cabine dos veículos.

É recomendável a troca pelo menos uma vez por ano (Foto: Divulgação)

É recomendável a troca pelo menos uma vez por ano (Foto: Divulgação)

É muito importante ficar atento aos sinais que indicam que o filtro está danificado. São estes: perda de eficiência do conjunto climatizador e cheiro ruim quando a ventilação for ativada.

A substituição do filtro é simples, mas a posição do local varia de acordo com o modelo do carro. O mais recomendado é ler o manual do proprietário ou entrar em contato com direto com fabricante para esclarecer mais dúvidas.

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