Micotoxinas podem prejudicar o desempenho da granja

Mesmo em baixa concentração, a presença de micotoxinas tem efeito prejudicial no desempenho de aves, alerta Trouw Nutrition. Estratégia ideal envolve controle sanitário e aplicação de programa de controle adequado

Os grandes avanços e o dinamismo fazem da avicultura uma atividade altamente competitiva. Com isso, a atenção em cada etapa torna-se prioridade e um diferencial importante para alcançar todo o potencial de desempenho dos animais. Invisível aos olhos, a contaminação por micotoxinas está presente praticamente em todas as fases de produção. As substâncias tóxicas produzidas por fungos são responsáveis por distúrbios que afetam diferentes sistemas no organismo das aves.

Foto: Divulgação

“A redução do valor nutritivo dos alimentos é importante, mas é apenas parte do problema, já que afeta diretamente a conversão alimentar e, consequentemente, o ganho de peso. O impacto também ocorre na produção de ovos que é reduzida, assim como a eclosão. Nesse caso, as principais micotoxinas responsáveis são zearalenona (ZEA), desoxinivalenol (DON), toxina T-2 e diacetoxyscirpenol (DAS). Podemos notar que mais de uma substância podem ser responsáveis pelos mesmos sinais clínicos”, assinala Fernanda Andrade, gerente de Feed Safety da Trouw Nutrition.

O sistema reprodutivo também é impactado por outros desafios sanitários, como retardo da maturidade sexual, cistos no ovário e perdas embrionárias. A especialista da Trouw Nutrition alerta para o fato de que a mesma micotoxina é ser capaz de afetar mais de uma função, como é o caso da ZEA e o DON, também responsáveis por redução da qualidade da casca, manchas de sangue na carne, despigmentação e falta de consistência da gema.

“O DON também se destaca por lesionar a moela e impactar o consumo de ração. Essa micotoxina leva à ocorrência de vasoconstrições, necrose de tecidos e diarreias. No entanto, os sintomas são comuns em muitas outras patologias, por isso os avicultores precisam proteger suas granjas da ação fúngica, levando em consideração a proteção dos insumos com soluções para o controle de fungos, responsáveis pela produção de micotoxinas”, aconselha Fernanda Andrade.

Outra vantagem do uso de antifúngicos é o prolongamento da vida útil de grãos, preservando o seu valor nutricional. “O portfólio da Trouw Nutrition conta com Fylax®, antifúngico que não interfere na alimentação final dos animais. Com essa segurança, o avicultor protege sua granja da presença do mofo que está praticamente em todos os ambientes, durante o ano todo”, explica a especialista.

Em ambientes desafiadores, a maioria dos alimentos para animais provavelmente está contaminada com múltiplas micotoxinas. Então, cabe aos produtores lançar mão de estratégias completas e eficazes, com o uso de adsorventes. “Os adsorventes atuam após a contaminação, sequestrando as micotoxinas do trato digestivo das aves para que sejam eliminadas nas fezes. O processo acontece de forma segura, sem danos para os nutrientes da matéria-prima ou para o desempenho dos animais”, complementa a gerente de Feed Safety da Trouw Nutrition.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo