7 maneiras de você reduzir a ansiedade dos seus funcionários

Cuidar dos funcionários é essencial para bons resultados e para ter pessoas saudáveis e consistentes em seu time e essa atenção aos grandes triunfos da empresa é essencial para a cultura organizacional de um local.

O estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho são cada vez mais comuns e levam grandes prejuízos para as pessoas e suas equipes. A ansiedade reduz o foco, a produtividade e é até mesmo capaz de se transformar em doenças como depressão ou síndrome de Burnout.

Foto: Shutterstock

Não é possível fechar os olhos e deixar que essa doença atinja seus colaboradores, portanto, criar ações para reduzir a ansiedade dos seus funcionários é um grande ponto de importância atualmente.

Pensando nisso, reunimos 7 maneiras para ajudar você e sua empresa a cuidar dos seus funcionários e deixar a ansiedade longe de seu ambiente. Confira!

  1. Ofereça um ambiente saudável e confortável

Os escritórios e empresas são locais em que as pessoas passam grande parte dos seus dias, portanto, faz todo sentido que eles sejam agradáveis e incentivem as pessoas a se sentirem bem nesse local.

Isso tem a ver com cores, decoração, estrutura, limpeza, comodidade e outros aspectos. Criar ambientes acolhedores influência na forma de desenvolvimento do trabalho e no clima organizacional, reduzindo a ansiedade de estar em um mesmo ambiente por diversas horas do dia.

  1. Reflita sobre horários

Em diversos setores, é essencial que os horários sejam rígidos e cumpridos para não afetar processos da empresa. Porém, é preciso ter em mente que as pessoas gastam tempo com deslocamento, trânsito e outros problemas que nem sempre estão ao seu alcance resolver.

Mesmo que cobrar horários seja preciso, é importante fazer isso de um jeito saudável e não tornar um atraso um grande problema na vida dos colaboradores.

Além disso, quando possível, ter um pouco de flexibilidade para que as pessoas não fiquem excessivamente preocupadas com assuntos pessoais no ambiente pessoal faz toda a diferença para a redução da ansiedade.

  1. Tenha metas reais

É necessário ter metas e objetivos para o funcionamento das empresas, porém, é um grande problema quando essas metas são praticamente inalcançáveis e colocam apenas pressões desnecessárias no funcionário.

Tenha metas desafiadoras, mas que sejam possíveis de se tornarem reais e as utilize como um incentivo ao trabalho e não como um motivo de terror dentro dos setores.

  1. Tenha horários de pausa

Produzir e entregar é importante, mas para que isso se concretize na prática é preciso também incentivar momentos de pausa e de relaxamento para os funcionários.

Proíba o trabalho durante o horário de almoço e incentive a pausa para o descanso e relaxamento. Mais do que ele, encoraje os colaboradores a levantarem de suas mesas e fazerem pausas durante o dia.

Ficar o dia todo em frente ao computador ou às máquinas faz com que o trabalho nunca tenha fim, aumentando a ansiedade de cada pessoa.

  1. Incentive momentos descontraídos

É importante trabalhar em ambientes que ofereçam momentos leves, risadas e descontração. Não basta apenas focar nas atividades e nem olhar para o lado, portanto, incentive esses momentos.

Pequenas ações comemorativas, happy hour e até mesmo as conversas informais durante as pausas têm enorme impacto na redução da ansiedade e no clima organizacional.

  1. Incentive a prática de exercícios físicos

Os exercícios físicos são muito importantes para a saúde do corpo, assim como para a saúde mental, reduzindo estresse e ansiedades.

Em muitos trabalhos, as pessoas passam muito tempo em frente ao computador ou em máquinas e sistemas e incentivar a prática de exercícios é essencial para quebrar esse ciclo fora do trabalho.

Esse incentivo pode acontecer por meio de benefícios corporativos, parcerias com academias e até mesmo com práticas dentro da empresa como ginástica laboral, por exemplo.

  1. Melhore a comunicação

A comunicação organizacional pode ser um grande fator de desmotivação e ansiedade para os colaboradores e é preciso cuidar para que ela seja fluida e aberta dentro da empresa.

Ambientes com fofocas, especulações e falta de informação geram grandes problemas e podem causar muitos danos para as equipes e pessoas.

Invista no diálogo, seja transparente e descubra maneiras de conversar com cada funcionário e equipe. Promover feedbacks e ter uma comunicação ampla e fluída é essencial!

Como está a ansiedade dos seus colaboradores e o que sua empresa tem feito pensando nisso? Cuidar da saúde física e mental dos indivíduos é essencial para bons resultados. Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre isso e coloque essas ações em prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo