Editais do Programa Horizontes selecionam organizações para capacitação de jovens

O programa Horizontes já está dando os primeiros passos para fomentar o empreendedorismo e a inovação. A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) publicou, nesta quinta-feira (15), cinco editais para selecionar organizações da sociedade civil que possuam projetos na área voltados para a capacitação de jovens de 18 a 29 anos.

Foto: Divulgação

Os cursos e oficinas oferecidos pelas organizações selecionadas devem promover a emancipação e a dignidade do jovem por meio da integração às cadeias econômicas e inserção no mercado de trabalho.

Para a secretária nacional da juventude, Emilly Coelho, os primeiros editais representam uma aproximação com a sociedade civil. “Buscamos e desenvolvemos as tecnologias sociais mais inovadoras e eficientes em realmente transformar a vida de nossos jovens. Esperamos que, com o sucesso dessas primeiras ações, possamos ampliar o Horizontes para beneficiar todos os nossos jovens de todas as regiões”, afirma.

Cada edital de seleção tem um público-alvo específico, escolhido em razão da vulnerabilidade social e dos desafios identificados. Há oportunidades voltadas para os jovens do arquipélago do Marajó, negros, transexuais e travestis, com deficiência e para jovens mulheres.

Edital para jovens do Marajó

Edital para jovens negros

Edital para jovens transexuais e travestis

Edital para jovens com deficiência

Edital para jovens mulheres

As propostas devem ser apresentadas pelas organizações da sociedade civil por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O cadastro e o envio para análise devem ocorrer até às 23h59 do dia 16 de novembro de 2020.

De acordo com as regras, cada organização poderá apresentar apenas uma proposta. Caso venha a apresentar mais de uma dentro do prazo, será considerada apenas a última enviada para análise no sistema.

Confira o cronograma completo:

  • Publicação do Edital de Chamamento Público.: 15/10/2020;
  • Envio das propostas: 15/10/2020 a 16/11/2020;
  • Etapa de avaliação das propostas pela Comissão de Seleção: 17/11/2020 a 20/11/2020;
  • Divulgação do resultado preliminar: previsto para 24/11/2020;
  • Interposição de recursos contra o resultado preliminar. 5 dias contados da divulgação do resultado preliminar;
  • Análise dos recursos pela Comissão de Seleção: 5 dias após prazo final de apresentação das contrarrazões aos recursos;
  • Homologação e publicação do resultado definitivo da fase de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver): previsto para 15/12/2020.

Programa Horizontes

Lançado no dia 7 de outubro, o programa Horizontes é uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além da inclusão produtiva, com entidades públicas e privadas relevantes, serão realizados diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse de empreender. Saiba mais.

Para dúvidas e mais informações:

juventude@mdh.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo