Outubro Rosa também é sobre a saúde das pets

Foto: Divulgação

No mês oficial da campanha contra o câncer de mama e de colo de útero, a Hercosul alerta os tutores que o Outubro é Rosa também quando se fala em saúde das pets. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), as cadelas e gatas são as que mais sofrem com a incidência do câncer de mama, com a estimativa de que em torno de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem algum tumor e, 85% dos casos, são de caráter maligno.

Para tratar do câncer de mama e de colo de útero, um diagnóstico precoce da doença é essencial, por isso, no mês em que toda a sociedade usa rosa, os pets, como membros da família, também precisam ser incluídos na rotina de exames preventivos, a fim de aumentar as chances de cura da patologia. Outro fator importante de se observar é que o câncer de mama é mais comum em animais de meia idade, a partir dos sete anos, em especial em cadelas e gatas que receberam anticoncepcional (progestágenos), segundo o CFMV. Por isso, um importante método de prevenção é a castração, já que a incidência de tumores mamários em animais castrados diminui muito, podendo chegar a menos de 5% em animais castrados após o primeiro cio, conforme destaca a Médica Veterinária Paula Genuíno, coordenadora de PD&I da Hercosul. Os tutores podem realizar o exame de toque em casa, apalpando as glândulas mamárias e, caso seja notado algum nódulo, é necessário procurar com urgência um médico veterinário pra dar seguimento às investigações.

Paula Genuíno destaca que uma alimentação com dietas balanceadas também é um fator importante na manutenção da saúde dos pets. “Manter uma dieta equilibrada, que ofereça a nutrição que as pets precisam, reduz a incidência doenças e, especialmente, é essencial para que elas se curem do câncer de mama, pois os tratamentos são muito invasivos e é importante que as cadelas e gatas estejam se alimentando adequadamente e com qualidade para que respondam ao tratamento com mais eficácia”, declara a especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo