Semana do Lixo Zero começa nesta segunda com palestra gratuita na internet

Além de programação técnica, haverá coleta de resíduos por meio de drive-thru

Campo Grande (MS) – De 26 a 31 de outubro, a Semana do Lixo Zero Campo Grande será promovida por meio de palestras e encontros online, que tratarão de temas como inclusão socioambiental de catadores e educação ambiental. O evento é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e conta com o apoio da Uniderp, além da UFMS, IFMS, UCDB e JPS/MS.

Foto: Divulgação

Com o tema “Em época de pandemia, a ciência vai até você”, a Semana do Lixo Zero terá início no dia 26, às 14h, com a palestra do vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Kadmo Cortês. Às 16h, serão apresentados casos de empresas campo-grandenses que reaproveitam resíduos e servem de inspiração.

O encontro debate soluções e mostra na prática como reduzir a geração de resíduos em casa, no trabalho e em toda cidade“, destaca a professora do curso de Engenharia Ambiental da Uniderp e integrante do Coletivo Semana Lixo Zero Campo Grande, Marjolly Shinzato, que fará a mediação no primeiro dia encontro online.

As atividades ocorrerão por meio de lives no canal do Youtube da Semana Lixo Zero Campo Grande MS e por meio de material de orientação nas redes sociais do projeto. A edição 2020 terá sorteios durante os encontros online e premiação para quem enviar vídeos.

Além da programação de palestras, serão instalados postos de coletas de resíduos como óleo de cozinha usado, baterias e resíduos eletrônicos, medicamentos vencidos e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum. A coleta será realizada por meio de drive-thru, entre os dias 28 e 30 de outubro, nos altos da avenida Afonso Pena.

Com programação conjunta, a Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental da Uniderp faz uma integração com a Semana do Lixo Zero Campo Grande, dividindo a programação do período vespertino. Para participar das palestras, clique aqui.

Programação da Semana do Lixo Zero Campo Grande

26/10 (14h) – Apresentação do Instituto; (16h) – Resíduos inspiram empresas de Campo Grande

27/10 (14h) – A educação ambiental precisa sair da gaveta

28/10 (14h) – Inclusão socioambiental de catadores

29/10 (14h) – Quem faz a diferença sou eu; (16h) O sustentável que dá certo

30/10 (14h) – Engenharia para sustentabilidade; (16h) Engenharia socioambiental
Programação da Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental
Minicursos

26/10 (19h) – Uso do Modelo SWMM em projetos de Drenagem Urbana

27/10 (19h) – Geoprocessamento e sua aplicabilidade na área ambiental

28/10 (19h) – Modelagem simples de Sistemas de Abastecimento de Água

29/10 (19h) – Avaliação do ciclo de vida como ferramenta para a tomada de decisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo