Cooperativismo de crédito reforça seu papel durante a pandemia

Celso Figueira, presidente do Sicredi Brasil Central – Foto: Divulgação

O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, será comemorado esse ano no dia 15. A data exalta a contribuição das cooperativas de crédito em todo o mundo para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos seus associados por meio da atuação local.  Com sua aproximação, relembramos também o papel de suma importância que o cooperativismo teve nesse período de pandemia, que tem assolado o mundo todo.

O apoio aconteceu de forma muito estruturada, inicialmente focado na concessão de crédito para desafogar aqueles que precisavam estabilizar suas finanças para superar essa fase. O próximo passo foi a orientação, por meio de consultorias e colaborando para que os nossos associados pudessem voltar a crescer. E junto de todos esses movimentos, desde o início, estivemos também focados em ações sociais, que culminaram desde a doação de alimentos às famílias carentes até a potencialização de atividades de combate à covid, como a distribuição de máscaras e álcool gel.

Nesse sentido, mais uma vez, o cooperativismo de crédito reforçou a mensagem que está presente em sua essência, e é um dos seus princípios universais: “o interesse pela comunidade”.

Importantes campanhas também foram lançadas nesse período, como ferramentas virtuais que permitiram que o associado fosse menos as agências ou dando suporte remoto por meio de aplicativo de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Um exemplo é a plataforma “Eu Coopero com a Economia Local”, que até hoje tem buscado estimular o desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais, além da orientação e mentoria para quem precisou migrar para o ambiente virtual, mas não tinha conhecimento até então.

O Sicredi, é uma instituição financeira cooperativa que também busca estar sempre atenta à inovação digital. Neste ano, a tecnologia foi ainda mais utilizada para fortalecer negócios locais administrados pelos associados, além de ter contribuído para a aceleração da digitalização do cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo.

O PIX, que é o sistema brasileiro de transferências monetárias eletrônicas instantâneas, por exemplo, segue em fase cadastral pelo nosso aplicativo e estará disponível para uso a partir do dia 16 de novembro. A novidade será poder transferir, pagar ou receber valores entre pessoas ou empresas 24 horas por dia, 7 dias por semana instantaneamente e sem custos adicionais para pessoas físicas.  Outra inovação são os cartões com tecnologia contactless, que permitem pagamento por aproximação sem senha e com segurança, ou seja, basta o associado aproximar o cartão da máquina para pagar uma conta.

E desse modo seguimos confiando que dias melhores se aproximam. Mesmo na pandemia, abrimos novas agências e hoje estamos presentes nos 23 estados e Distrito Federal, demonstrando que mesmo com toda a estrutura digital que aprimoramos cada dia mais, ainda cultivamos o relacionamento pessoal e a atenção que dispensamos a cada associado, que sempre será o nosso maior diferencial. Em breve, poderemos dar as mãos. Por enquanto, seguimos dando suporte e apoio aos mais de 4,5 milhões de associados, que cresceram exponencialmente durante essa fase, acreditando junto conosco no fortalecimento de suas comunidades por meio do trabalho, da cooperação e da ousadia.

*Celso Figueira – presidente da Central Sicredi Brasil Central

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo