Saúde mental feminina é tema de evento on-line gratuito promovido pela Anhanguera

Em meio à pandemia, instituição promove encontros de cunho educativo via internet

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – A Anhanguera Campo Grande promoverá nos dias 13 e 14 de outubro a Semana Acadêmica On-line de Psicologia, às 19h30, com inscrição gratuita e participação aberta ao público. O curso, que vai abordar a saúde mental feminina, debaterá como a sobrecarga de trabalho, maternidade, pressão estética e aumento da violência doméstica foram potencializados durante a pandemia. Esses são apenas alguns dos aspectos que estão relacionados à rotina das mulheres e que afetam à saúde física e mental feminina. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apenas no mês de abril deste ano a quantidade de denúncias de violência aumentou 40% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Semana Acadêmica será promovida pelo curso de Psicologia da instituição e o encontro virtual vai reunir especialistas para tratar de temas que se fazem urgentes no campo social e político, sobretudo, as questões de gênero e violência contra a mulher, passando pela produção de subjetividades e práticas de cuidado e escuta. “A psicologia pode contribuir ampliando esse debate, ajudando a desconstruir os estereótipos de maternidade e esposa, inclusive, convidando os homens a debaterem juntos, falando sobre esses impactos à saúde e acolhendo as mulheres”, destaca a professora do curso de Psicologia da Anhanguera Campo Grande, Bruna Soares Bruno.

Para a especialista, o aumento da violência doméstica e seu enfrentamento, jornadas exaustivas em home office, maternidade e ainda a pressão por padrões de beleza estéticos são temas importantes para se colocar em debate na atualidade, sobretudo, no contexto da pandemia de Covid-19. Pesquisa realizada pela Gênero e Número e Sempreviva Organização Feminista revela que 41% das mulheres que seguiram trabalhando com manutenção de salários nesse período afirmaram que o volume de trabalho aumentou, incluindo as tarefas do ambiente doméstico.

Confira o cronograma:

13 de outubro | Tema: “Psicologia e mulheres: uma prosa sobre afetos e experiências”, com as especialistas convidadas Suyanne Santos, Ariane Brito e Giovanna Oliveira.

14 de outubro | Tema: “Subjetividade, escuta e política: produção de sensibilidades em psicologia”, com as especialistas convidadas Camila Marques, Julia Palmieri e Giovana Galeano.

A ação remota, que será transmitida pela internet, às 19h30, é mais uma iniciativa da Anhanguera por conta da quarentena, período de isolamento social adotado para conter os avanços da Covid-19.

As inscrições para a Semana Acadêmica On-line de Psicologia da Anhanguera Campo Grande são gratuitas. Clique aqui para se inscrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo