Programa Horizontes vai fomentar empreendedorismo entre jovens

Foto: Divulgação

Uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, beneficiará a juventude brasileira. Essa é a proposta do programa Horizontes que será lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), nesta quarta-feira (7), para atender, especialmente, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. A transmissão ocorrerá a partir das 9h30 nas redes sociais do ministério.

O projeto será implementado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) que irá se articular com as demais secretarias do MMFDH para atingir os objetivos do programa. Além da inclusão produtiva, com entidades públicas e privadas relevantes, serão realizados diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse de empreender.

A ministra Damares Alves destaca que o programa vai gerar mais oportunidades para os jovens, que tanto sofreram com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Teremos uma geração de jovens que tiveram os sonhos interrompidos, que viram as taxas de desemprego aumentar e perderam oportunidades. É isso que nós vamos trazer de volta para eles com esse programa. Cuidaremos dos nossos jovens e do futuro deles“, afirma a titular do MMFDH.

Além de fomentar o empreendedorismo e a inovação, o programa tem o objetivo de aumentar a qualificação dos jovens para a criação e manutenção dos próprios negócios, criar oportunidades de emprego e geração de renda e aperfeiçoar iniciativas já existentes por meio de orientação especializada.

Também será ofertada capacitação aos jovens para possibilitar a integração ao mercado de trabalho por meio do nano e micro empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a orientação vocacional.

Para a secretária nacional da juventude, Emilly Coelho, a iniciativa olha para os jovens que mais precisam e os prepara para o futuro. “Precisamos garantir que a nossa juventude desenvolva habilidades comportamentais e não somente técnicas para enfrentar o futuro. Muitos deles vão trabalhar em profissões que ainda serão descobertas“, ressalta.

Estudos da Universidade de Oxford revelam exatamente isso. Os dados apontam que 47% dos empregos atuais tendem a desaparecer nos próximos 20 anos. Além disso, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão no Ensino Médio, hoje, vão trabalhar em profissões que ainda não existem.

A inclusão produtiva é uma necessidade do nosso tempo. Apesar dos avanços observados nas políticas de redução da pobreza, ainda é desafiador combinar o enfrentamento da pobreza com oportunidades de trabalho que promovam condições para vidas dignas, produtivas e autônomas. Ao mesmo tempo, em toda parte, o mundo do trabalho está se reconfigurando em meio a uma transição tecnológica, demográfica, urbana e socioambiental. Há dúvidas sobre as soluções que historicamente foram dadas para o desemprego. O Brasil não é exceção“, observa a secretária.

Implementação

A implementação do programa Horizontes será realizada pela SNJ por meio de seleções e financiamento de projetos de organizações sociais que atendam aos objetivos da iniciativa. As ações previstas também serão determinadas por meio de parcerias.

A Secretaria Nacional da Juventude instituirá a Comissão de Monitoramento e Avaliação das parcerias firmadas e poderá editar normas complementares para o cumprimento dos objetivos do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo