Apoiado pelo Governo de MS, Campeonato Estadual de Judô Funcional começa neste sábado

Campo Grande (MS) – Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a primeira edição do Campeonato Estadual de Judô Funcional tem início neste sábado (03.10). A competição, organizada pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), terá formato virtual, devido às restrições sanitárias para evitar o contágio por Covid-19. As transmissões ao vivo acontecerão no canal oficial da entidade no YouTube e seguem até 9 de outubro.

Foto: Reprodução/FJMS

O Estadual estava agendado para começar no dia 23 de setembro, data em que se comemorou os 40 anos da FJMS. No entanto, teve de ser remarcado, em virtude de atualização da plataforma de transmissão e avaliação das disputas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da entidade, a fim de proporcionar excelência técnica ao evento, tanto aos atletas participantes, quanto ao público espectador.

O torneio on-line vai mobilizar a comunidade sul-mato-grossense do Caminho Suave em meio à pandemia viral, além de servir como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Funcional, que será realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em 28 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial do Judô. Este será o primeiro evento competitivo completamente virtual organizado pela entidade nacional.

De acordo com a FJMS, os judocas, cada um na sua casa, deverão executar movimentos de golpes característicos da modalidade e exercícios físicos, que serão avaliados por uma comissão de árbitros, sob coordenação do departamento de arbitragem da Federação.

As disputas serão nas classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veteranos, nas categorias de peso leve e pesado, nos gêneros masculino e feminino. Ao todo, estão inscritos 115 atletas (78 no masculino e 37 no feminino) de 13 clubes.

Conforme o regulamento (clique aqui para acessar), será vencedor o atleta que realizar o maior número de repetições válidas dentro do tempo de cada classe. Em caso de empate no tempo regular, haverá tempo extra (golden score), até que se tenha um campeão.

Foto: Reprodução/FJMS

Nesse cenário de pandemia, é muito interessante observar a Federação Estadual de Judô em busca de adaptação a este ‘novo normal’, com estratégias inteligentes para manter o esporte vivo e os atletas motivados”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Segundo o presidente da FJMS, José Ovídio da Silva, o Estadual de Judô Funcional objetiva integrar judocas, técnicos, familiares e amantes da modalidade de vários municípios do Estado, além de fortalecer o espírito competitivo. “É uma competição que, mesmo virtual, vai aproximar os atletas das mais diversas localidades ao longo de uma semana, mobilizando toda a comunidade do judô sul-mato-grossense neste momento atípico pelo qual o mundo passa”.

Confira o cronograma do evento:

03/10 (sábado)

– Abertura oficial (15h30)

– Fase eliminatória: sub-18 (16h), sub-21 (16h45) e sênior (17h30)

06/10 (terça-feira)

– Fase eliminatória e finais: sub-13 (19h30) e sub-15 (20h15)

08/10 (quinta-feira)

– Fase eliminatória e finais: veteranos 1 (19h30) e veteranos 2 (20h)

09/10 (sexta-feira)

– Finais: sub-18 (19h30), sub-21 (19h50) e sênior (20h20)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo