Chuva volumosa em parte do RJ, de MG e ES. Frio diminui no Sul

A grande frente fria que mudou totalmente o tempo no Brasil neste início de primavera estimulou a formação de nuvens carregadas numa extensa faixa desde o Sudeste até o Norte do país. Tecnicamente esta frente fria se afasta cada vez mais em alto-mar, mas as nuvens de chuva continuam espalhadas pelo Brasil.

Temporal atinge o Rio de Janeiro e ruas ficam alagadas – Foto: Agência Brasil/ABr

Previsão para quarta-feira, 23/9/2020

Duas massas de ar seco também atuam sobre o Brasil nesta quarta-feira. Uma delas é de ar frio e fica sobre o Sul do Brasil. A temperatura fica baixa ao amanhecer, mas com o sol o dia todo, o ar esquenta e a tarde será agradável. Volta a esfriar à noite. Tem previsão de chuva fraca só no litoral do Paraná.

Esta massa de ar frio, que começa a se aquecer, também deixa o tempo firme em praticamente todo o Mato Grosso do Sul e pelo interior de São Paulo. O amanhecer é um pouco frio nos dois estados. Há possibilidade de chuva na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e Mato Grosso e na divisa de São Paulo com o Triângulo Mineiro.

Outra massa de ar seco e quente atua sobre o Nordeste. O tempo fica firme, com sol forte e calor o dia todo. Pode chover rapidamente na faixa litorânea desde Natal até a região de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Toda a Região Norte do Brasil, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal têm sol, calor e pancadas de chuva que ocorrem principalmente à tarde e à noite.

Depois de um dia de muito chuvoso, a chuva enfraquece nesta quarta-feira entre o litoral de São Paulo e a cidade do Rio de Janeiro. O sol já deve aparecer no decorrer do dia, mas em meio a muitas nuvens.

Mas hoje ainda é dia de alerta para muita chuva entre o centro-norte do estado do Rio de Janeiro, a região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, até Vitória e o centro-sul do Espírito Santo. A chuva nestas regiões já acontece nesta madrugada e se prolonga por muitas horas no decorrer do dia. Há risco de alagamentos.

Belo Horizonte e todo o centro, oeste e norte de Minas Gerais também têm mais pancadas de chuva hoje, mas o sol aparece um pouco.

Menos frio no Sul

Temperatura baixa no leste de SP, RJ e no ES

A nebulosidade e a chuva reduziram o calorão que vinha fazendo nos últimos dias pelo país, mas hoje o ar ainda está quente e abafado por quase todo o Brasil. O frio começa a diminuir na Região Sul e a temperatura ainda fica baixa no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória.

Alertas e riscos meteorológicos previstos para o dia

A Marinha do Brasil mantém o alerta de mar agitado no Sudeste do Brasil, com risco de ressaca entre Santos e Rio de Janeiro.

Alerta para chuva forte e volumosa no norte do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória. Há risco de alagamentos e de rajadas de vento com até 60 km/h.

Alerta para temporais isolados entre o oeste de Minas Gerais, o centro-sul de Goiás e o centro-sul e o oeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá. Temporais também ocorrem no noroeste do Amazonas e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte, raios e vento forte nas demais áreas da Região Norte de Goiás, do Distrito Federal e de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo