Wetlands International propõe ações para encontrar respostas aos problemas com incêndios na Bacia do Prata

O ano de 2020 tem registrado recordes no número de incêndios na Bacia do Prata, que abriga um dos macrossistemas de áreas úmidas mais importantes do mundo: o Sistema de Áreas Úmidas Paraná-Paraguai, que se estende do Pantanal ao Delta do Paraná, ao longo de 3.400 quilômetros. Na sexta-feira (11), a Wetlands International publicou um documento em seu site onde propõe ações para que essa situação não se repita futuramente.

Focos de calor no Paraná/Paraguai – Foto: Divulgação

Entre as ações propostas estão: promover o diálogo e a cooperação técnica entre os cinco países da Bacia do Prata; priorizar os espaços e mecanismos existentes de colaboração transfronteiriça; implantação de medidas de monitoramento, regulação e controle de incêndios como prática produtiva; fortalecer a gestão integral dos recursos hídricos diante da recorrência de períodos de seca extrema na Bacia do Prata; abordar com empenho as questões transfronteiriças críticas já identificadas pelo Programa Marco para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata.

No Sistema de Áreas Úmidas Paraná-Paraguai, a água é um elemento fundamental que flui ao longo do curso principal dos rios e se armazena nas áreas úmidas de suas várzeas, e que contribui para a preservação dos processos ecológicos que ocorrem e que são a chave para manter ecossistemas altamente produtivos, como áreas úmidas, bem como as populações que deles dependem, saudáveis.

O fogo como elemento presente e associado a um ciclo sazonal, adquiriu repetidamente uma magnitude de extrema gravidade em anos secos como o presente, graças a processos de forte ação humana nessas áreas.

A Wetlands International, como uma organização internacional associada à Convenção de Ramsar, faz um chamado a governos, organizações da região e a comunidade internacional a articular esforços para buscar respostas permanentes para o problema dos incêndios que afetam a conectividade e a saúde ao longo do Sistema de Áreas Úmidas Paraná-Paraguai.

O documento completo pode ser lido através deste link: https://lac.wetlands.org/blog/incendios-a-lo-largo-del-corredor-de-humedales-parana-paraguay/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo