Cuiabá registra maior temperatura da história

Cuiabá teve a maior temperatura da história na tarde de domingo, 13 de setembro de 2020. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou a primeira máxima do dia às 17 horas (horário de Brasília). O valor foi de 42,7°C e já bateu o recorde histórico, que era de 42,6°C registrado 16/9/2019 e em 10/9/2020. Desde 1911 não se tinha registro de uma temperatura tão alta assim na capital de Mato Grosso.

Cuiabá (MT) – Foto: Tomaz Silva / Agencia Brasil (ABr)

Outra leitura da temperatura máxima será feita às 21 horas (Brasília), e é possível que o valor da máxima do dia 13 de setembro seja acrescido de mais alguns décimos.

Além do calorão, Cuiabá também tem sofrido com os índices de umidade relativa do ar críticos. Na tarde do domingo, o aeroporto local chegou a registrar apenas 4% de umidade do ar, o que caracteriza situação de emergência. Pelo INMET, a menor umidade do dia foi de 7%.

No dia 10 de setembro de 2020, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 42,6°C de temperatura máxima em Cuiabá. Este valor igualou o recorde histórico anterior de maior temperatura já registrada na capital de Mato Grosso, quando o INMET iniciou as medições oficiais regulares na cidade, que foi registrada em 16/9/2019.

Em 16 de setembro de 2019, a temperatura máxima chegou aos 42,6°C na leitura oficial do termômetro feita às 21 horas (em Brasília) pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

O recorde histórico considera todas as temperaturas, de todos os meses, de todos os anos, desde o início das medições.

E o calorão não para por aí! Na segunda-feira (14), Cuiabá tem temperatura máxima prevista de 42ºC. Na terça e na quarta-feira, a máxima pode chegar aos 43ºC, e a capital mato-grossense pode registrar um novo recorde histórico de calor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo