Governo Federal lança projeto de educação em saúde durante Setembro Amarelo

Nesta quinta-feira (10), o Governo Federal dará início a uma série de ações de educação em saúde, divididas em quatro ciclos itinerantes. A cerimônia de lançamento do projeto de valorização da vida ocorrerá na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O evento será realizado, às 11h, no Palácio do Planalto, com a presença da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves.

Foto: Divulgação

Na primeira etapa, o ciclo itinerante será destinado às ações integradas de educomunicação para a prevenção ao suicídio e à automutilação. A iniciativa contemplará quatro cidades do país, considerando dados de mortalidade por suicídio. O objetivo é qualificar multiplicadores para a abordagem de adolescentes, com idades entre 11 e 18 anos, incentivando a prevenção e o combate ao problema.

As ações também englobarão temas como prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e outros relacionados à ética. Será abordado o valor da vida, do respeito à dignidade humana e do combate à violência contra crianças, mulheres e idosos.

Por meio da promoção de cursos na modalidade de educação a distância, encontros de difusão do conhecimento e elaboração de material sobre as temáticas, as ações promoverão a qualificação de profissionais da saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, líderes de associações religiosas, profissionais de conselhos tutelares, entidades beneficentes e movimentos sociais.

A iniciativa, do Ministério da Saúde (MS), tem o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), do Ministério da Educação (MEC) e de entidades representativas da sociedade.

Programação

A programação de lançamentos segue até o fim de semana. A ministra também participará da ação marcada para sexta-feira (11) e sábado (12), em Fortaleza (CE).

Depois o projeto será levado para as capitais Belo Horizonte (MG), no dia 18 de setembro, e Curitiba (PR), no dia 24 de setembro. Os demais ciclos serão lançados nos meses subsequentes.

Mentalize

O marco inicial das ações ocorreu nos dias 25, 26 e 27 do mês de agosto, com o Mentalize: sinal amarelo para atenção à saúde mental. Por meio do projeto, foram transmitidos conteúdos para orientar, desmistificar, reduzir estigmas sobre doenças mentais e promover a saúde. Entre os temas abordados, estão a Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde dos Trabalhadores e Saúde do Idoso. O conteúdo continua disponível nos canais do Youtube do Ministério da Saúde e da SGTES/MS.

Serviço

– Dia 10 de setembro (Dia Mundial da Prevenção do Suicídio): em Brasília (DF), às 11h, no Auditório da Vice-Presidência da República (Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, Anexo II);

– Dias 11 e 12 de setembro: em Fortaleza (CE), às 10h, respectivamente, no Centro Universitário Unichristus e na Igreja Ministério Canaã do Brasil;

– Dia 18 de setembro: em Belo Horizonte (MG), às 10h, no Auditório JK – Centro Administrativo (Rua Cavalariça, 2-168 – Serra Verde);

– Dia 24 de setembro: em Curitiba (PR), às 10h, no CELEPAR – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Rua Mateus Leme, 1561, Bom Retiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo