Atvos atua na conscientização, prevenção e combate a incêndios em Mato Grosso do Sul

Empresa de bioenergia, que registrou somente duas ocorrências no estado neste ano, tem estrutura composta por uma frota de mais de 50 veículos e mais de 330 brigadistas treinados nas três unidades do MS

A Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, está preparada para atuar na prevenção e combate a queimadas, especialmente em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses estados registraram aumento nas ocorrências de incêndio de até 530% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além do monitoramento digital diário das condições climáticas e fatores críticos, a empresa tem mais de mil profissionais, entre brigadistas, bombeiros e socorristas e uma frota com mais de 140 veículos.

Foto: Divulgação

Na Atvos, 100% da colheita é mecanizada, estando vetada a prática de queima. No período, a empresa registrou apenas oito incêndios, uma redução de 43% no em relação ao mesmo período do ano passado. Em todas as unidades agroindustriais da Atvos, equipes monitoram, em tempo integral, as condições climáticas do local e a temperatura dos maquinários.

A unidade de Nova Alvorada do Sul, cidade do interior do estado, tem uma frota com 22 veículos, sendo 14 caminhões-pipas, 3 motoniveladoras, 1 pá carregadora, 2 tanques de 30 mil litros, 1 motobomba e 1 caminhonete que ajuda na ronda de prevenção. Já a unidade localizada em Rio Brilhante são 17 veículos, sendo mais de 9 caminhões-pipas, 3 motoniveladoras, uma pá carregadora, 2 tanques de 30 mil litros, 1 caminhonete e 1 motobomba.

Na unidade localizada em Costa Rica, há uma frota com 31 veículos, sendo 21 caminhões-pipas, 2 carretas com tanque s, uma caminhonete para apoio nas rondas, 2 motobombas e 5 tratores enleiradores, tornando mais acessível a atuação em cada uma das cidades.

Desde a safra passada, a empresa adotou o termômetro digital a laser para medir a temperatura do material rodante das colhedoras. Caso esteja acima do normal, é realizada a limpeza do equipamento e do entorno, com a retirada da palha e resfriamento da máquina que só retorna à operação após avaliação da equipe de manutenção. As condições climáticas no local do trabalho também são checadas constantemente por meio de aplicativo. A análise da velocidade do vento, umidade do ar e temperatura, permite às equipes adotar ações imediatas, impedindo que o fogo comece. Periodicamente, é feita limpeza (úmida ou seca) dos equipamentos e vistoria de redes energizadas.

Além disso, a empresa participa do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAM), grupo formado por empresas, governo e comunidade para auxiliar de forma integrada no atendimento emergencial a incêndios e queimadas. Com isso, as equipes e equipamentos da Atvos ficam à disposição para apoiar em ocorrências na região.

“Temos equipes especializadas e capacitadas, com uma estrutura robusta para atuar com agilidade e segurança no combate aos incêndios. Mas a prioridade é a prevenção, por isso, é fundamental que toda a comunidade esteja consciente de como pequenas atitudes podem evitar imensos danos sociais, ambientais e econômicos”, afirma Danilo Bertoli, superintendente agrícola da Atvos.

Essas são atitudes que podem ser adotadas pela comunidade para evitar um incêndio:

  • Não colocar fogo em lixos e resíduos;
  • Não jogar bitucas de cigarro em qualquer lugar;
  • Não realizar queimadas;
  • Manter terrenos livres de materiais que alastram fogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo