Chuva muito volumosa no RS e em SC

Foto: Climatempo

A persistência de áreas de instabilidade desde o início de setembro sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina provocaram muita chuva em áreas dos dois estados nos últimos dias. Os volumes de chuva em 24 horas, entre o começo da madrugada desta terça-feira, 8 de setembro, da segunda, dia 7, superaram os 80 mm em vários locais.

O que mais impressiona são os acumulados de 48 horas, 72 e 96 horas que superam os 200 mm em algumas áreas. Isto significa que em 2 ou 4 dias, choveu mais do que média normal de chuva para todo o mês de setembro.

Pelos cálculos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia -, a média de chuva em setembro varia de 125 mm a 175 mm, para a maioria das áreas da Região Sul.

Estas áreas de instabilidade continuam ativas nesta terça-feira e ainda chove em praticamente toda a faixa litorânea e leste da Região Sul. A chuva enfraquece no decorrer do dia. Mas ainda tem previsão de chuva para esta próxima quarta-feira no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Volume de chuva acumulado em áreas do RS e de SC pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo