Caminhos do Agro: Tecnologia aumenta produtividade da cana com uso racional de recursos naturais, diz diretor da UPL

Marcelo Zanchi, diretor de marketing da UPL Brasil – Foto: Divulgação

O aumento produtivo da cana sem o aumento da área cultivada é um dos mais importantes objetivos da agricultura e só poderá ser alcançado com o desenvolvimento e o uso de ferramentas tecnológicas que auxiliem os produtores. Essa é a análise de Marcelo Zanchi, diretor de marketing da UPL Brasil, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícola do país – que protagonizou mais uma transmissão do projeto Caminhos do Agro SP, em 2 de setembro.

Produzimos tecnologias há mais de dez anos, buscando junto com os agricultores trazer soluções específicas para as culturas e para as regiões. Com isso, temos a otimização dos recursos naturais – água, solo, luz e energia – e um melhor aproveitamento dos insumos“, destacou Zanchi, complementando que essas ações contribuem para uma maior produção de cana por hectare e, ainda, o incremento de açúcar por tonelada de cana e a sustentabilidade do segmento.

A cana-de-açúcar é uma das mais importantes culturas agrícolas do país, que produz mais de 700 milhões de toneladas anualmente, rendendo valor de produção superior a R$ 5 bilhões. Atualmente, cerca de 58% da produção do cultivo está concentrada no Estado de São Paulo. Essas lavouras têm importância histórica para o desenvolvimento da região econômica desde o período colonial. Por isso, a UPL destacou na transmissão sua nova solução para os canaviais: o FlyUP.

O FlyUp é a utilização de imagens áreas para fazer um mapeamento de infestações de ervas daninhas na cana-de-açúcar. Por meio de voos, conseguimos ter imagens de altíssima precisão e até 5 mil hectares lidos em algumas horas, o que é um ganho operacional bastante forte. Com isso, suportamos as usinas principalmente a ter uma decisão mais rápida e assertiva, melhorando a eficiência no controle de pragas“, explicou o diretor durante live transmitida pelas redes da TV Cultura.

O episódio “Cadeias produtivas: cana-de-açúcar” contou ainda com a participação do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, e do Ricardo Mussa, presidente da Raízen, empresa que detém o maior processamento de cana-de açúcar do Brasil.

Inteligência artificial no manejo da cana

FlyUP, debatido no projeto Caminhos do Agro, é uma das tecnologias mais modernas do mundo para o mapeamento aéreo de plantas daninhas e doenças nos canaviais. Trata-se de uma inovação baseada em inteligência artificial e também no uso de imagens de altíssima precisão, com capacidade de chegar até o nível do solo. Com três aeronaves, o dispositivo captura imagens com resolução de 0,3 mm/pixel de campos ao nível das folhas e pode percorrer 5.000 hectares por dia a 200 km/h.

A partir do sobrevoo, os clientes da UPL recebem informações e insights sobre as culturas imediatamente, identificando os primeiros sinais do surgimento de plantas daninhas, doenças fúngicas e até deficiências nutricionais. Os relatórios de cada voo são validados e revisados tecnicamente. Os reportes finais têm a assinatura de Pedro Christoffoleti, doutor em fitopatologia e ervas daninhas e professor e pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo.

Caminhos do Agro

A websérie Caminhos do Agro é realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, em parceria com a UPL e outras empresas. Os episódios serão transmitidos pelos canais do YouTube da TV Cultura (https://www.youtube.com/cultura) e da pasta (https://www.youtube.com/agriculturasp).

O projeto tem 10 episódios que mostrarão iniciativas, projetos, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável para abastecer o mundo. A UPL será a participante central em mais três episódios: agro seguro (21 de outubro), mercado (4 de novembro) e consumo (18 de novembro).

A UPL também participará de quatro lives sobre culturas específicas. Depois da edição sobre cana, será a vez da citricultura, em 28 de outubro. A olericultura – o cultivo de legumes – estará em pauta no dia 25 de novembro. Por fim, em 9 de dezembro, será a vez de abordar a maior e uma das mais importantes culturas brasileiras, a soja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo