Previsão para o feriado prolongado de 7 de setembro no Brasil

O feriado prolongado pelo 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, será marcado por calor e tempo seco em quase todo o país. Mas a Região Sul vai ficar em alerta para chuva forte. O feriadão vai terminar com uma frente fria chegando fraca ao litoral de São Paulo.

Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

Confira como fica o tempo no fim de semana prolongado pelo feriado de 7 de Setembro em cada Região do Brasil.

Lembre-se: use máscara sempre, não importa o lugar onde você estará no feriado. Proteja a si mesmo e aos outros.

Região Sul

A Região Sul do Brasil é a única que terá problemas com chuva no fim de semana prolongado do feriado de 7 de Setembro. Áreas de instabilidade vão ficar bloqueadas sobre a Região após a passagem de uma frente fria. A previsão é de tempo bastante instável no Rio grande do Sul e em Santa Catarina.

A fronteira do Rio grande do Sul com Uruguai terá bastante nebulosidade e temperatura baixa, mais pouca chuva durante o fim de semana prolongado. Mas as outras regiões do Rio grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, passam todo o feriadão com predomínio de céu nublado e chuva, com risco de temporais.

Para Santa Catarina, a previsão é de muita nebulosidade e chuva frequente no fim de semana, mas com alguns períodos de sol. Durante o feriado de 7 de Setembro, a chuva aumenta no litoral catarinense e pode cair forte também na Grande Florianópolis.

Já para o Paraná, a previsão é de sol forte, calor e sem previsão de chuva no sábado e no domingo do fim de semana prolongado. Durante o feriado de 7 de Setembro, o sol também vai aparecer forte na maior parte do dia, mas a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no oeste no sul e no leste do estado, incluindo a Grande Curitiba. A temperatura cai nestas áreas, mas não esfria muito.

Região Sudeste

O fim de semana prolongado pelo feriado de 7 de Setembro será com muito sol, calor e sem condições para chuva em praticamente toda a Região Sudeste do Brasil. Os efeitos da passagem de duas frentes frias, fracas, serão sentidos em poucas áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mesmo assim, não há expectativa de chuva frequente e nem de queda de temperatura acentuada. Uma frente fria passa entre São Paulo e Rio de Janeiro na sexta-feira, 4 de setembro e a outra chega ao litoral paulista no feriado, dia 7.

Praticamente todo o estado de São Paulo vai ficar ensolarado no fim de semana prolongado.

Na região da Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira, a nebulosidade pode aumentar um pouco durante o sábado, mas não há previsão de chuva e faz calor.

Na segunda-feira, feriado de 7 de Setembro, uma frente fria chega ao litoral paulista e aumenta a nebulosidade na Grande São Paulo, mas a chance de chuva ainda é baixa.

No litoral paulista, o sol vai aparecer entre muitas nuvens no sábado, mas não deve chover. O domingo terá sol forte e mais calor. Tem previsão de alguma chuva nas praias durante o feriado de 7 de Setembro, na segunda-feira, mas a chuva será fraca.

Nas outras áreas do interior, pelo centro-oeste e norte do estado de São Paulo, na região de Sorocaba e de Campinas, a previsão é de um fim de semana prolongado com muito sol e calor e não há condições para chuva.

Para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a previsão é de um fim de semana prolongado com tempo firme e bastante sol. As temperaturas ficam elevadas e não há expectativa de chuva. As duas frentes frias previstas para passar pelo litoral de São Paulo e Rio de Janeiro não terão força para chegar ao Espírito Santo e nem vão influenciar Minas Gerais.

O fim de semana prolongado será com sol e calor também nas capitais Belo Horizonte e Vitória.

Para o Rio de Janeiro, a previsão é de um fim de semana prolongado com sol e também com temperaturas altas. Não tem previsão de chuva para nenhuma região fluminense, mas as duas frentes frias que passam próximas ao litoral sul do estado do Rio de Janeiro vão espalhar um pouco de nebulosidade principalmente sobre o Sul Fluminense, na Costa Verde, Região Serrana e na região metropolitana do Rio de Janeiro. O fim de semana prolongado será quente.

Região Centro-Oeste

O feriado de 7 de Setembro será marcado pelo ar seco e quente sobre a Região Centro-Oeste do país.

No sábado, no domingo e também na segunda-feira, 7 de Setembro, todo o Centro-Oeste vai continuar com muito sol e temperaturas bastante elevadas. Os termômetros podem alcançar 40°C em várias áreas de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e até de Goiás. Infelizmente a fumaça de queimadas vai continuar espalhada sobre a Região prejudicando a saúde da população.

O alerta no Centro-Oeste é para os níveis de umidade do ar extremamente baixos. Índices de umidade relativa do ar entre 10 e 20% devem ser observados especialmente sobre Goiás e Mato Grosso.

Em Goiânia em Brasília, as madrugadas serão até fresquinhas, mas as tardes ficam quentes e secas. Já para Campo Grande e Cuiabá, a previsão é de um fim de semana prolongado abafado e muito quente, que pode terminar em recorde de calor na capital de Mato Grosso do Sul.

Região Norte

Todos os estados da Região Norte terão bastante sol e temperaturas elevadas durante todo o fim de semana prolongado de 7 de Setembro.

No centro-sul e leste do Pará, no Tocantins e também no sul de Rondônia, os níveis de umidade do ar vão continuar muito baixos. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar fica em torno de 20%. Temperaturas próximas dos 40°C devem ser observadas sobre o Tocantins e no sul do Pará.

Durante o fim de semana prolongado tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite para o Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e para o extremo norte do Pará.

As capitais Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Porto velho e Rio Branco podem ter pancadas de chuva no fim de semana. Para Palmas a previsão é de calor intenso e ar muito seco.

Região Nordeste

O fim de semana prolongado de 7 de Setembro promete sol forte, muito calor e ar bastante seco em quase toda a Região Nordeste do Brasil. Temperaturas perto dos 40°C podem ocorrer no interior do Maranhão e do Piauí.

O alerta na Região Nordeste é para os níveis de umidade do ar extremamente baixos. No interior dos estados, a umidade relativa do ar fica perto dos 20% nas horas mais quentes do dia.

A faixa leste do Nordeste continua tendo pancadas de chuva, mas o sol vai aparecer com força na maior parte do dia. Essas pancadas de chuva podem acontecer nas capitais Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador, mas a chuva será fraca a moderada. Para Fortaleza, Teresina e São Luís, a previsão é de um fim de semana prolongado com muito sol e sem nada de chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo