Novo Mercedes Classe S tem tecnologia de videogame, lê sua digital e está confirmado para o Brasil

Modelo topo de linha da marca tem aplicação inédita da realidade aumentada e até leitor de digitais

Mercedes-Benz Classe S 2021 (Foto: Divulgação)

A marca optou por evitar grandes ousadias e fez um design evolutivo (Foto: Divulgação)

Depois de alguns Teasers, a Mercedes finalmente revelou a nova geração do Classe S. A lista de inovações e tecnologias é longa, apensar de não ter mudanças significativas no visual. O carro-chefe da marca ficou 60 quilos mais leve e tem novos recursos importantes como duas versões com motor híbrido, uma enorme tela sensível ao toque e airbags para o banco de trás. Quer saber o melhor? O sedã chega ao Brasil no segundo semestre de 2021.

O novo Classe S virá equipado com a segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Além do assistente de voz “Hey Mercedes” para funções como controle de temperatura, o Classe S tem uma câmera no teto capaz de antecipar os desejos e intenções dos ocupantes. Ele faz isso interpretando a direção da cabeça, os movimentos das mãos e a linguagem corporal, e responde com as funções correspondentes.

Nova tela do Mercedes-Benz Classe S tem 12,8 polegadas (Foto: Divulgação)

Nova tela do Mercedes-Benz Classe S tem 12,8 polegadas (Foto: Divulgação)

Quer um exemplo? Se o motorista olhar por cima do ombro em direção ao vidro traseiro, o sistema abre automaticamente a cortina. Ainda tem cinco telas a bordo, algumas com tecnologia OLED: A segunda fileira tem duas telas sensíveis ao toque opcionais de 11,6 polegadas localizadas na parte de trás dos bancos dianteiros. O interior tem 250 lâmpadas de LED.

A projeção de informações no para-brisas (HUD) foi reinventada no Classe S. A Jaguar Land Rover e outras empresas já acenavam com a possibilidade de aplicação da realidade aumentada no sistema, mas a Mercedes foi a primeira a oferecer o recurso em um carro de produção.

O sistema agora pode mostrar exatamente em qual rua você precisa virar, por exemplo, projetando uma seta virtual que acompanha as vias à frente. Essa funcionalidade já é usada por jogos de videogame, especialmente os aplicados em smartphones.

Dos celulares também veio o leitor de impressões digitais, que pode bloquear ou liberar funções específicas somente quando o motorista é identificado.

Outra inovação é o air-bag frontal para a segunda fileira. A bolsa é mais flexível para se adaptar a qualquer tipo de batida e proteger as crianças. Os novos airbags ficaram alojados na parte de trás dos bancos dianteiros.

Novo Mercedes Classe S estreia os airbags para o banco de trás (Foto: Divulgação)

Novo Mercedes Classe S estreia os airbags para o banco de trás (Foto: Divulgação)

Outra inovação do Classe S será uma tecnologia apelidada de Pre-Safe Impulse Side. O sistema será capaz de elevar completamente a carroceria do veículo rapidamente no caso de uma possível batida lateral, copiando um recurso já oferecido pelo rival Audi A8.

Quando o carro é levantado, a energia do impacto é absorvida pela carroceira toda e não só por um ponto específico. Isso evita que a força da batida seja absorvida somente pelas portas, por exemplo. A tecnologia também será capaz de “empurrar” os passageiros para o centro do carro.

Outra novidade é o eixo traseiro esterçante, que será oferecido em dois sistemas. O mais extremo fornece às rodas traseiras um ângulo de direção de até 10 graus – mais que o dobro do disponível em outros modelos. Essa tecnologia melhora o desempenho durante curvas em alta velocidade e a capacidade de manobra.

As rodas traseiras podem virar até 10 graus para melhorar o desempenho em curvas e facilitar manobras (Foto: Divulgação)

As rodas traseiras podem virar até 10 graus para melhorar o desempenho em curvas e facilitar manobras (Foto: Divulgação)

Visual
O capô é mais longo e, pela primeira vez em três gerações, o Classe S recebe lanternas traseiras horizontais. As maçanetas agora são escamoteáveis: ficam embutidas na carroceria e só aparecem quando o condutor destrava o sedã. Tudo isso ajuda a produzir um coeficiente de arrasto de 0,22, o que faz do Classe S um dos carros mais aerodinâmicos do mundo.

Motorização
O motor de entrada é o 3.0 turbo de seis cilindros em linha com várias opções de potências. Os motores a gasolina entregam potências entre 372 cv e 445 cv, disponíveis a 5.500 rpm. O propulsor ainda tem uma opção a diesel, que entrega 290 cv.

Já a motorização topo de linha é a 4.0 V8 biturbo, de 503 cv a 5.500 rpm. Nos dois motores, a transmissão é automática de 9 marchas, com tração integral 4Matic. A aposta em eletrificação também está presente em todas as versões do no novo Classe S, o EQ Boost.

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)

Os dois motores contam com a tecnologia mild hybrid, ou híbrido leve, que é uma bateria de 48 Volts, que trabalha em conjunto com um super-alternador para aliviar parte da carga de trabalho do motor a combustão.  O sistema entrega até 21 cv e 25,4 kgfm a mais de forma totalmente elétrica.

As acelerações de zero a 100 km/h nos motores a gasolina vão de 5,1 segundos a 6,2 segundos, e a velocidade máxima vai até 250 km/h.  A opção a diesel faz a marca em 6,4 segundos. Já o motor V8 completa o zero a 100 km/h em 3,5 segundos e a velocidade máxima é a mesma do outro motor.

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)

Em 2021, a marca também lançará uma versão híbrida plug-in com autonomia de até 100 km apenas com o motor elétrico.

A nova geração do Classe S também marca a aposentadoria do tradicional V12 da Mercedes. O propulsor atualmente é produzido apenas para a Pagani.

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo