Jornada de Iniciação à Pesquisa on-line na Embrapa

Foto: Divulgação

Aconteceu ao longo da tarde de terça e quarta-feira, 25 e 26 de agosto, a 9ª edição da Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste (JIPE). O evento on-line foi realizado por meio do serviço de conferência virtual da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), devido ao isolamento social para o controle da Covid19.

A dinâmica do evento foi assim: os bolsistas PIBIC fizeram suas apresentação on-line e os demais estudantes gravaram suas apresentações e enviaram com antecedência para a Comissão Organizadora, para que fossem exibidas durante a programação da Jornada”, explicou o presidente da Comissão Organizadora da JIPE 2020, Alexandre Roese.

Ele conta que muito trabalho prévio foi realizado para o sucesso dessa edição do evento, que teve suas atividades completamente realizadas de forma virtual. Roese explica que ao longo da organização do evento, os trabalhos das comissões, executados por profissionais que estão em teletrabalho, foram focados em contribuir com o preparo dos estudantes e preparar o ambiente para as apresentações.

Planejamos e executamos várias ações para contribuir com o sucesso dos estudantes. Para isso, fizemos uma programação leve e dinâmica; criamos vários grupos de whatsapp com os alunos e com os membros da comissão organizadora; foi elaborado um vídeo tutorial que apresenta várias informações sobre o uso da Conferência web da RNP; preparamos um documento com orientações e dicas simples que contribuíram com a preparação das apresentações dos alunos e/ou gravações prévias dos vídeos; fizemos a Pré-JIPE para testar as conexões e esclarecer dúvidas prévias”, disse ele.

O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Walder Antonio Gomes de Albuquerque Nunes, disse em sua fala durante a abertura da JIPE que essa experiência contribui para complementar a formação dos estudantes, pois estimula o desenvolvimento do pensar científico. Nunes disse ainda que “nosso objetivo com a JIPE é criar um ambiente próprio à interação e troca de experiências, pois os estudantes apresentam os resultados de pesquisa dos trabalhos por eles desenvolvidos e acompanhados durante o período em que permaneceram dentro da instituição”.

A palestra de abertura do evento, intitulada “Estratégia de comunicação para o Agro”, foi proferida pelo Gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da AGRAER, Araquem Ibrahim Midon. Araquem falou da importância do uso das mídias digitais como estratégia de aprendizado e de crescimento no mercado do agro. Ele exemplificou essa relevância, por meio de dados de crescimento e fortalecimento do canal digital no Instagran, denominado @agroagenda.

Além dos estagiários e bolsistas de graduação, pós-graduação e apoio técnico à pesquisa, pesquisadores, analistas e assistentes da Embrapa Agropecuária Oeste, o evento contou com a presença de avaliadores externos. Fizeram parte da Banca de Avaliação o Dr. Ademir Fontana, bolsista de produtividade do CNPq, pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ); Mariana Zampar Toledo, professora da UFGD; Aline Borelli e Wesley Souza Prado, ambos professores da Unigran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo