A emblemática Pombagira Maria Padilha é a personagem de Vanessa Fontana em longa Metragem

Vanessa Fontana é atriz, formada em artes cênicas, e seu amor as artes começou ainda menina em sua terra natal – Belém. Com tenra idade começou a tocar violão na Orquestra Sinfônica de Violões do Pará, com o maestro Salomão Habib – um dos maiores violonistas do Brasil. Pouco depois fez parte do elenco do premiado musical Verde que te quero Verde com o personagem Pau-Brasil. E atuou na abertura da série Paraísos Desconhecidos do Brasil, exibidos no Fantástico e Globo Esporte.

Atriz Vanessa Fontana – Fotos: Divulgação

No início dos anos 90 era comum ter sua imagem, nome e trabalho estampado na coluna cultural do maior jornal impresso do Pará – O Liberal. Já sabia o valor do trabalho, e enquanto os adolescentes da sua idade brincavam na rua, no clube, produzir arte era o que a satisfazia. Apesar disso, pensou em seguir outros caminhos profissionais quando aos 15 anos teve uma grande perda – a morte do avô, seu grande incentivador e fã. “Mas não escolhemos a arte, ela nos escolhe.

Em visita aos estúdios da Rede Globo, fui convidada para ser dublê de corpo da atriz Patrícia Pillar no seriado Mulher, onde tive o enorme privilégio de contracenar com Eva Wilma, aí vi que não tinha mais como fugir. Descobri que a arte é meu ar, minha essência, minha vida”. Vanessa fez o personagem Nininha em Malhação ID (abreviação de Malhação Identidade), 17.ª temporada da série Malhação, produzida pela Rede Globo. No teatro participou de várias montagens.

Em 2019, interpretou Maria Madalena, no espetáculo da Paixão de Cristo na Rocinha, dirigida por Richard Castello Branco. No cinema, a atriz atuou em EAS – Esquadrão Antissequestro, ao lado de Murilo Rosa, Humberto Martins e Carol Castro. Vanessa está nos longas Profanadores de Túmulos e Fé em Deus, esse último tem como pano de fundo a violência urbana. Fontana está atuando numa produção autoral, a série VERSOS, VERSÕES E PROSAS, que se encontra no 26ᵒ episódio e que está chamando atenção, e construindo parcerias com grandes produtoras internacionais. Vanessa Fontana é CEO da Fontana Produções, parceira da Europa Filmes.

No filme Pecado Vermelho, a atriz faz a personagem Pombagira Maria Padilha, a mais procurada nos terreiros e poderosa em seus feitiços de amor – comanda os feitiços e consola aqueles que perderam um grande amor. O longa com roteiro de Mácximo Bóssimo e direção de Bellamir Freire, é uma coprodução entre Faro Rio Produções e Fontana Produções. “O filme tem um roteiro riquíssimo e bem brasileiro. Foi maravilhoso, fazer essa personagem, que tem uma simbologia própria na trama. Gosto muito de fazer personagens que me tiram da zona de conforto, os figurinos estavam belíssimos, e a fotografia do filme é um destaque à parte. Fiquei muito feliz com minha participação e a por ter a Fontana Produções assinando a coprodução. Pretendo distribuir pela Europa Filmes, minha parceira e sócia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo