IEE, de Ana Moser, inova e dá aulas de esporte e arte pelo rádio

Com a parceria da Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, toda a cidade e sua zona rural terão acesso às aulas na Rádio Comunitária 104,9 FM, de segunda a sexta-feira

São Paulo (SP) – O Instituto Esporte & Educação (IEE) inova mais uma vez em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba. Desde o início desse mês de agosto, alunos e professores do município estão mais unidos e próximos, com o projeto “A Escola nas Ondas da Rádio”, que está levando as aulas da educação Infantil e Fundamental I a todas as crianças de Pinda e sua zona rural. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Para Ana Moser, IEE está na vanguarda social com cursos à distância (IEE / Divulgação)

As aulas vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h e das 14h às 15h, e contemplam as matérias básicas de todo programa escolar e ainda aulas de Educação Física e Arte, justamente com a contribuição de cerca de 100 profissionais do IEE. Os alunos podem acompanhar pela Rádio Comunitária 104,9 FM e através do aplicativo da emissora.

Em junho, Pinda já havia dado um passo à frente e se tornado exemplo para outras cidades, com aulas online e acesso a material impresso para aqueles com dificuldade de acesso à internet. “Os professores de Pindamonhangaba estão se reinventando, utilizando ferramentas que, nos períodos presenciais, não eram utilizadas e nem pensadas. A educação não pode parar e os professores movimentam essa grande engrenagem”, afirma Elaine Prolungatti, diretora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Vale do Paraíba.

Luciana Ferreira, Secretaria de Educação de Pinda, salienta que nestes tempos de desafios a escola vem reconfigurando seus espaços educativos e utilizando novas ferramentas para interlocução entre docentes, alunos e famílias, exigindo flexibilidade e novas adaptações. “As equipes escolares, onde se inserem os orientadores de Arte e Educação Física, vêm se ajustando às novas formas de promover a interação ao processo ensino-aprendizagem, como as aulas remotas e a adesão ao projeto ‘A Escola Nas Ondas do Rádio’, que significa também a ampliação do canal de escuta dos professores e famílias”.

IEE no EaD – Ao longo desses últimos meses, o Instituto Esporte & Educação tem criado uma série de alternativas para continuar levando esporte educacional e conteúdo de qualidade para professores, gestores e diretores escolares de todo o País. Atualmente, são 1.465 profissionais que estão sendo capacitados pelo Instituto, em dois projetos que foram adaptados ao ensino à distância, devido à pandemia.

A presidente do IEE, Ana Moser, também comemora as novidades. “Estamos muito satisfeitos com a implantação dos dois projetos de ensino à distância. Nossos profissionais se desdobraram nos últimos meses para adequar os cursos presenciais em digitais e, pelas primeiras reações dos professores, os resultados são muito animadores. O IEE está na vanguarda deste trabalho e agora queremos ampliar ainda mais nossa atuação neste formato”, enfatiza.

O projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas desenvolveu uma plataforma online e, nesse novo formato, 465 professores e gestores escolares dos municípios de Aracati (CE), Jacobina (BA), Nova Iguaçu (GO), Sorriso (MT), Porto Nacional (TO), Guaíba (RS) e Pindamonhangaba (SP) continuarão a ter acesso a conteúdos e metodologias relacionados com os temas Pedagogia do Esporte Educacional e Escolas Ativas. As primeiras formações já estão sendo realizadas nesse mês de agosto.

O outro projeto que passou por adaptações foi a Caravana do Esporte, que está realizando formações continuadas para cerca de 1.000 profissionais da Educação de cinco municípios (Itaberaba-BA, Itabaianinha-SE, Lajes-RN, São José dos Campos-SP e Boa Vista-RR), que já estavam incluídos no cronograma de 2020 da Caravana. As formações têm como tema “Esporte Educacional para Grandes Grupos” e, nessa versão online, oferecem 40h de tarefas e vídeos enviados pelos profissionais do IEE e professores de redes públicas de ensino e gestores públicos participantes.

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