Dia do Padre

Em 04 de agosto, tivemos a comemoração do Dia do Sacerdote. A data é celebrada no mesmo dia da festa de São João maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes. João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

Padre Osvaldo Santos, diretor do Colégio Salesiano Santa Teresa – Foto: Divulgação

O dia do Padre é comemorado desde 1929 e foi instituído por Papa Pio XI. O mês de agosto também representa um período importante para a Igreja Católica, por ser o mês Vocacional, instituído desde 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dedicando todos os dias deste mês à oração, reflexão e ações das comunidades direcionado aos temas vocacionais. Em Corumbá temos um pilar de apoio e orientação, trata-se do emérito Padre Osvaldo. Ele entrou para a congregação salesiano aos 16 anos.

Atualmente além de comandar o colégio, é diretor da Faculdade Salesiana e ainda dirige a Fazenda Banda Alta, que serve como retiro espiritual para grupos religiosos, ao pé da serra do Urucum, a 23 km da área urbana de Corumbá. Quando trata do tema “educação” ele assevera: O importante é perceber o crescimento do aluno no todo, porque a educação se desenvolve no todo, não é simplesmente no aspecto intelectual. Por isso nós salesianos prezamos por um tripé: razão, religião e amor. A essência é atingir a pessoa no seu todo.

O padre é o ministro de Deus que está à frente guiando o seu povo, pregando o Evangelho, pastoreando com amor e rebanho, sendo exemplo para os fiéis e realizando os Santíssimos Sacramentos. Santo Tomás de Aquino afirma com muita propriedade o ministério do sacerdote. Ele afirma que o padre deve pregar e ensinar com autoridade, porque ele é o instrumento de Deus, o ministro de Deus. Portanto, ele tem a autoridade, está revestido da autoridade de Deus pra este ofício. Ele é um dos que toma pra si o lema: “Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos”.

Assim sendo, o Colégio Salesiano de Santa Teresa, cujos caminhos recebem a orientação do Padre Osvaldo Santos tem o real compromisso com a educação da família corumbaense, apoiando os mais carentes e resgatando a sua dignidade. Fundado em 04 de abril de 1899, o Colégio Salesiano de Santa Teresa é hoje o colégio particular mais antigo de Corumbá,

Historicamente no dia 15 de março de 1899 chegaram à cidade a comitiva de cinco pessoas – Pe. Angelo Cavatorta, Pe. Agostinho Colli, Pe. Antonio de Bella e os irmãos Silvio Milanese e Fernando Prrera – com o objetivo de fundar o colégio e para a população urbana e rural. Dados extraídos da http://www.steresa.org.br/nossa-escola No dia 4 de abril iniciaram-se as aulas que se instalou em uma casa alugada na  à rua 13 de junho, sob direção do Pe. Angelo Cavatorta. Mesmo com edificação simples, o colégio começou o funcionamento dos cursos elementares, além de alunos semi-interno e da escola noturna, todos do sexo masculino. Mais tarde, o Colégio ampliou o espaço físico e o número de alunos ao adquirir novos lotes de terreno. O novo prédio foi construído na rua 15 de agosto (atual rua Dom Aquino Correa).

Para atender o público feminino, chegaram em 1904 as irmãs salesianas que fundaram a Escola Imaculada Conceição – CENIC. Atualmente, mesmo diante da pandemia, o ato de educar se perpetua, com as condições atuais num pedagógico aliado a vivências marcantes do cotidiano são capazes de levá-los ao aprendizado para a vida.

O desafio da educação é formação humana, de maneira que atuem como pessoas comprometidas e humanizadas. Com a aposta na aprendizagem Maker e no Steam (metodologia integrada com uso das novas tecnologias) buscam desenvolver habilidades e competências que estimulam os jovens a buscar soluções criativas para desafios do momento.

*Técnica Cultural e Ex-coordenadora de Saúde do município de Ladário

Um Comentário sobre “Dia do Padre”

  1. Maria Amelia disse:

    Parabéns padre Osvaldo dos Santos pelo brilhante desempenho frente ao Colégio Santa Tereza e em sua nobre missão de evangelizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo