Covid-19: Avança procura por teste via secreção nasal com resultado em 30 minutos

Mesmo àqueles com poucos dias de sintomas podem comprovar a presença do novo Coronavírus, com teste aprovado pela Anvisa, que pode ser realizado na farmácia ou na própria casa do paciente, com o resultado que sai em 30 minutos. O teste rápido Covid-19 antígeno é uma alternativa para quem está preocupado e prefere não esperar o vírus causar maiores complicações, principalmente no sistema respiratório. Grupo de risco é o principal alvo deste novo teste, que pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade.

Foto: Divulgação

Uma farmácia de Campo Grande que também conta com o teste rápido de sangue, com resultado em 20 minutos, agora trouxe o teste pela secreção nasal, com a finalidade de contribuir com o tratamento ágil. “Além da velocidade do resultado, decidimos oferecer a opção de testagem em casa, pensando nas pessoas que realmente cumprem com a quarentena ou possuem alguma limitação para se locomover. A equipe formada por farmacêuticos foi treinada de forma rígida, para fazer os testes com cuidados exigidos pelo protocolo”, explica Flávia Franca, diretora da Attive Pharma, que confirma o aumento pela procura, sem detalhar números.

Ela explica que o teste rápido Covid-19 antígeno é um exame para detecção qualitativa do anti´geno do vírus, em amostras de swab da nasofaringe. “O teste detecta a presença do vírus em amostra de nasofaringe, podendo ser utilizado para tomada rápida de decisão em casos de pacientes com sintomas leves, moderados ou graves. Em pacientes sem sintomas, indica a presença do vírus, alertando para o risco de transmissão da doença por assintomático e orientando sobre a necessidade de isolamento”, pontua Flávia.

Ela reforça que o novo teste é indicado para pacientes com sintomas suspeitos de Covid com início entre 3 a 6 dias e também pacientes assintomáticos, que tiveram exposição de risco em menos de uma semana.

“O exame é feito na farmácia ou em domicílio, com total segurança e discrição. O resultado sai em 30 minutos, mas é preciso realizar agendamento por telefone, no número (67) 98403-1171”, finaliza a diretora da farmácia, ao indicar o endereço na Attive Pharma, na Rua Cacildo Arantes, 488, na Chácara Cachoeira.

Além do novo teste coletado por swab na nasofaringe, a farmácia segue também com a opção de teste rápido, por meio de algumas gotas de sangue. Esse formato, que gera um laudo com resultado, em 20 minutos, detecta se o paciente teve ou não contato com vírus, por meio da sua resposta imunológica na formação de anticorpos (igG com precisão de 98,9% e igM com precisão de 96,1%). Ou seja, ele identifica se a pessoa já teve contato com o vírus e criou a imunidade ou se está com o vírus ativo.

Os testes positivos na farmácia são registrados juntos ao Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo