Cooperação entre setores é fundamental para retomada do Turismo em MS

Lideranças apresentam iniciativas para retomada do segmento no estado durante live realizada pelo Sebrae/MS.

O Turismo foi um dos setores que mais sofreu impactos com a pandemia de Covid-19. Para uma retomada do segmento em Mato Grosso do Sul, lideranças destacam que é fundamental a cooperação entre diversos setores. O debate em torno do tema ocorreu na live “Iniciativas para a retomada do Turismo em MS”, realizada pelo Sebrae/MS nesta segunda-feira (03).

Live pode ser assistida novamente nos canais do Sebrae/MS – Foto: Divulgação

A transmissão on-line, mediada pelo apresentador Tatá Marques, reuniu lideranças de iniciativas em prol do turismo do estado: a senadora Soraya Thronicke, o presidente do Sistema Fecomércio/MS, Edison Araújo, o empresário e presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito, Guilherme Poli, e o diretor-superintendente do Sebrae/MS e presidente da ABASE (Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais), Claudio Mendonça.

A senadora apresentou os projetos no âmbito do Governo Federal para o turismo, como as iniciativas “O Brasil espera por você”, e “Não cancele, remarque”. Ela também destacou o empenho dos parlamentares por uma atuação conjunta. “Estamos dentro do Senado votando muitas medidas provisórias e votando por unanimidade, algo inédito, porque não temos tempo. Já o Ministério do Turismo está focado na retomada do turismo neste momento”, disse.

Já em nível regional, as lideranças discutiram as iniciativas para a retomada do turismo em Mato Grosso do Sul, destacando Bonito como exemplo. A região é dos um dos principais destinos de ecoturismo em nível internacional, fruto também de um trade turístico organizado e uma gestão pública empenhada. Além disso, no momento da pandemia, a cidade tem o apoio do programa Bonito Seguro, iniciativa do Sistema S – Sebrae/MS, Sesi/MS e Senac/MS – e da governança local do turismo visando uma retomada segura das atividades.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/MS, Edison Araújo, o trabalho tem gerado bons resultados. “A gente tem feito um trabalho ímpar naquela cidade, onde temos os negócios voltados para o turismo, e fazemos em parceria porque sozinho ninguém faz nada. Nossas instituições são importantes para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse.

O empresário Guillherme Poli, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito, é um dos parceiros do Sistema S. Ele e outros empresários se comprometeram em realizar as adequações necessárias visando a segurança de clientes e colaboradores. Diante deste esforço conjunto, o município já recebe turistas na retomada das atividades.

“Bonito retomou seus negócios no dia 1º de julho e estamos bem felizes com os resultados. O Sistema S nos ajudou na formação das nossas associações, Bonito hoje é um exemplo graças a essa estrutura que foi formada lá atrás”, destacou o empresário.

O superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, afirma que a parceria por Bonito é antiga. “Estamos juntos do turismo de Bonito desde a década de 90, quando uma equipe com aquela semente fértil na região construiu esse turismo relevante para o Brasil e para o mundo. E o Sebrae e o Sistema S neste momento de retomada e dificuldade para o empresário, não podem ficar de fora. Já são mais de 600 empresas visitadas com consultoria, recebendo certificado e que fizeram todo o processo de biossegurança”.

Saiba mais

O programa Bonito Seguro é uma iniciativa do Sistema S – Sebrae/MS, Sesi/MS e Senac/MS – em parceria com a governança local do turismo para a retomada segura das atividades turísticas no município. Entre as ações, está a oferta de consultoria gratuita em Protocolos de Saúde e Segurança Covid-19. Os empresários que realizarem todos os procedimentos previstos na consultoria são certificados e recebem um selo oficial do programa. Mais informações e inscrições no site bonitoseguro.ms.sebrae.com.br.

Já live “Iniciativas para a retomada do Turismo em MS” pode ser assistida novamente nos canais oficiais do Sebrae/MS (Facebook e Youtube), ou diretamente no link: bit.ly/livebonitoseguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo